Paulino Viapiana será o novo secretário de Comunicação Social do governo Beto Richa. Ele está deixando o comando da Secretaria de Estado da Cultura para assumir o cargo que vinha sendo acumulado interinamente pelo chefe de gabinete do governador, Deonilson Roldo, desde fevereiro, após a saída de Marcelo Cattani da Comunicação. Para o lugar de Viapiana na Cultura, o nome mais cotado é o do diretor de teatro João Luiz Fiani.

Defesa
O governador Beto Richa (PSDB) criticou ontem a ação do Ministério Público que tenta responsabilizá-lo, junto com o ex-secretário de Segurança Pública, Fernando Francischini (SD) e ex-comandantes da Polícia Militar, pelo confronto do dia 29 de abril, no Centro Cívico, durante a votação pela Assembleia Legislativa das mudanças no Paraná Previdência, que resultou em mais de 200 feridos. Olha, uma barbaridade. É tão inaceitável esta atitude do Ministério Público que não me concedeu sequer o direito de defesa, reclamou o tucano.

Sem surpresas
Richa também negou que o empresário Luiz Abi Antoun tivesse acesso a informações privilegiadas ao fazer reservas em um hotel no final do ano passado, em nome do futuro secretário de Estado da Fazenda, Mauro Ricardo Costa. Segundo o governador, a nomeação de Costa já era de conhecimento público antes disso. O Luiz (Abi) não fez nenhuma previsão em primeira mão. Todos já sabiam que em dezembro meu secretário da Fazenda seria o Mauro Ricardo. Não tem novidade nem surpresa pra ninguém; agora, o porquê da reserva, não tenho conhecimento, argumentou ele.

Maioridade
Dos 29 votos da bancada federal paranaense, 17 foram a favor e 12 contra a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos em crimes graves, na noite de terça-feira. O texto-base da proposta de emenda à Constituição (PEC) foi derrubado pela Câmara, após votação tumultuada.

Carros
A Câmara Municipal de Curitiba suspendeu a licitação para aluguel de novos carros, que geraria uma economia de pelo menos R$ 567 mil. A Casa acolheu a decisão em caráter liminar da juíza Patrícia de Almeida Gomes Bergonse, da 5ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba. O mandado de segurança foi impetrado pela empresa Sal Locadora de Veículos, que participou da licitação, foi classificada para a disputa de lances, mas não quis baixar o valor proposto. A Câmara foi citada oficialmente no fim da tarde desta terça-feira. A Procuradoria Jurídica da Câmara e a Procuradoria-Geral do Município vão entrar com recurso para reverter a decisão.

Factoide
Os deputados rejeitaram ontem, por por 25 votos a 14, convite para o ex-superintendente da Superintendência de Desenvolvimento Educacional (Sude), Jaime Sunye, fosse à Assembleia prestar esclarecimentos sobre as denúncias de irregularidades em obras de construção de escolas no valor total de R$ 30 milhões. A rejeição foi comandada pelo líder do governo, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), que disse que o pedido seria apenas mais uma tentativa da oposição de criar um factoide.

Apoio
O advogado Elias Mattar Assad declarou apoio ontem à promotora Luciane Evelyn Cleuto Melluso na disputa da vaga do quinto constitucional do MP ao Tribunal de Justiça. “Desponta o nome de uma Promotora, que pelas suas qualidades pessoais e profissionais, honrará a toga de desembargadora. Falo da Doutora Luciane Evelyn Cleto Melluso Teixeira de Freitas. Registro que é a única mulher entre os concorrentes. Uma grande escolha!”, escreveu ele. A eleição aconteceria em 6 de julho, mas foi adiada e não foi remarcada ainda.