Divulgação/SMCS

A série de concertos virtuais realizados pela Camerata Antiqua de Curitiba, durante o período de distanciamento social, tem repercutido dentro e fora do país. Cada nova apresentação on-line recebe milhares de visualizações e centenas de compartilhamentos. Um dos concertos mais importantes “Fantasia su temi di Giuseppe Verdi”, executados recentemente pelo grupo da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba, ganhou teve boa repercussão na Itália.

O projeto foi destaque durante 11 minutos no programa “Ore 12”, do canal de televisão Cremona 1, da região da Lombardia, norte da Itália. O motivo foi a participação dos italianos Roberto Molinelli e Anna Serova, que foram professores durante a 37ª Oficina de Música e convidados a falar sobre o projeto ítalo-brasileiro que é desenvolvido em parceria com a Camerata Antiqua de Curitiba.

O prefeito Rafael Greca comemorou a repercussão positiva.

“A sublime música de Giuseppe Verdi, gravada e transmitida nesse formato tão necessário ao enfrentamento da pandemia, enaltece alma e coração da nossa Itália, terra de nossos avós imigrantes, também raiz da história de Curitiba”, disse o prefeito.

Greca tem a condecoração Grande Uficciale da Reppublica Italiana, concedida por decreto pelo ex-presidente Carlo Azeglio Ciampi.

Ore 12
O programa “Ore 12” é transmitido a partir da cidade de Cremona, onde nasceu e viveu Antonio Giacomo Stradivari, um dos mais famosos luthier de todos os tempos. Também fica em Cremona o Museu do Violino, que realiza “STRADIVARIFestival”, evento dedicado à música de câmara.

O diretor artístico do festival Roberto Codazzi participou da entrevista e parabenizou o trabalho dos músicos e o estreitamento dos laços entre os países neste momento de pandemia.

“Vocês fizeram um belíssimo trabalho nesse momento de “lockdown” (na Itália) e justamente num país onde há uma população italiana muito significativa, que é o Brasil”, afirmou Codazzi.

A obra executada em vídeo é uma orquestração e releitura do compositor Roberto Molinelli sobre temas operísticos de Giuseppe Verdi. Foi escrita especialmente para a Orquestra de Câmara de Curitiba e teve a participação da russa radicada na Itália, Anna Serova, como violista solo.

Os músicos concederam a entrevista por vídeo conferência, mencionaram a parceria com a cidade de Curitiba e suas recentes participações durante a Oficina de Música.

“Nós participamos de festivais internacionais importantes, como a oficina organizada pela Prefeitura de Curitiba, que tem inúmeros participantes e jovens estudantes de música. Por isso fomos convidados a fazer parte desse projeto e juntos ratificar os laços de amizade entre os amigos músicos e dos nossos países”, disse Anna Serova.

Concertos online
Idealizado pela coordenação de música da Fundação Cultural de Curitiba e produzido pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura, o projeto para a divulgação dos concertos on-line contou com a edição de áudio e vídeo do engenheiro de som Bruno Haller, e recebeu elogios fervorosos do apresentador Piero Brazzale.

“Assistimos e também produzimos muitos vídeos neste período de isolamento, mas o formato escolhido, com os movimentos musicais, todos os músicos posicionados nas janelas foram original” disse Piero Brazzale.

Se o objetivo era fortalecer, mesmo que a distância, os laços entre a comunidade italiana que vive em Curitiba e no país europeu, o resultado foi positivo.

“Sabemos da qualidade do trabalho musical e artístico do engenheiro de som Bruno Haller, mas ser assim elogiados na Itália é o máximo. Complimenti!, disse o prefeito Rafael Greca,

Greca parafraseou a primeira-dama, Margarita Sansone que foi recentemente distinguida pelo atual presidente da Itália, Sergio Mattarella com a comenda Stella d’Italia.

A íntegra do programa da TV Italiana Cremona 1 pode ser assistido no Canal Youtube. O concerto “Fantasia su temi di Giuseppe Verdi”, veiculado no dia 2 de junho, pode ser assistido pelo Facebook da Fundação Cultural de Curitiba ou da Capela Santa Maria.

Parcerias
Inspirado pelo Dia da República da Itália, o projeto foi realizado em parceria com o evento Mia Cara Curitiba. Uma realização do Consulado Geral da Itália em Curitiba, Embaixada da Itália em Brasília e Solar do Rosário, em parceria com o Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural e Prefeitura de Curitiba.

A temporada 2020 da Camerata Antiqua de Curitiba tem apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura com patrocínio da Volvo. Uma realização: ICAC, Fundação Cultural, Prefeitura de Curitiba, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal.