Após uma recomendação do Ministério Público (MP), a Prefeitura de Curiúva, no norte do Paraná, anunciou na quarta-feira (16) que o concurso público e o teste seletivo que juntos iriam contratar 23 servidores para diferentes áreas foi anulado. Também foi anulada a licitação que contratou a empresa responsável pela aplicação, elaboração e correção das provas.

Segundo a promotoria, 186 questões das provas, realizadas no dia 22 de setembro, foram copiadas de outros concursos. As inscrições custaram entre R$ 30 e R$ 90. O dinheiro será devolvido aos candidatos que apresentarem um requerimento junto ao município.

O prefeito Amadeu de Jesus da Silva (PT) informou que foi instaurada uma Comissão Especial de Investigação para apurar as irregularidades. Segundo o MP, foram encontrados problemas no tipo de licitação realizada e a empresa responsável teve de contratar especialistas de fora porque não tinha no seu quadro de funcionários efetivos profissionais das áreas que foram oferecidas no concurso.

Uma nova licitação do tipo melhor técnica ou técnica e preço será realizada para contratar uma empresa especializada em concurso público. O promotor Juliano Marcondes Paganini orientou a prefeitura para dar preferência a uma universidade pública para elaborar o concurso.