Pexels/Pixabay

A dança pode trazer inúmeros benefícios: terapêuticos, culturais, sociais, educacionais e até outros cientificamente comprovados. Como em toda atividade física, em uma aula de ritmos o cérebro libera serotonina, substância que traz a sensação de alívio, melhorando o humor e o sono.

Ela pode ser praticada como um exercício físico, como uma atividade de integração social ou como uma atividade de lazer. “Dançar é uma atividade comprovadamente terapêutica, faz bem ao corpo, ao coração e à mente e, não demanda nada mais do que tempo e disposição. Além disso, a dança é uma atividade física para todas as pessoas e sem distinção todo mundo pode se jogar no ritmo de uma aula dessas”, garante Altino Andrade, profissional de educação física da Rede de Academias Just Fit, que separou empolgantes motivos para cair nos ritmos.

1-Combate o estresse
O exercício feito de maneira lúdica e divertida diminui a tensão e relaxa a musculatura.
2-Controla a ansiedade
Além de estimular a concentração, a dança acalma e tranquiliza.
3-Melhora a comunicação
E diminui a dificuldade de se expressar em público por trabalhar a comunicação corporal.
4-Aumenta a autoestima
A medida em que os movimentos e passos vão se tornando mais fáceis de serem feitos e memorizados, o corpo transmite uma mensagem de auto confiança para o cérebro e assim, faz aumentar a autoestima.
5-Queima calorias
Uma hora de aula pode queimar até 700 calorias!
6-Turbina a capacidade sanguínea
A dança aumenta a frequência cardíaca, estimula a circulação do sangue, melhora a capacidade respiratória e queima muitas calorias.
7-Melhora a flexibilidade
Dá elasticidade e melhora a postura ao caminhar e executar as tarefas do dia a dia.
8-Tonifica os músculos
Pernas, glúteos e barriga se enrijecem quando ao treinar os novos passos.
9- Exercita o equilíbrio
A coordenação motora é ativada com a dança, o corpo passa a se movimentar com mais ritmo e agilidade.
10- Elimina líquidos e toxinas
Por aumentar a transpiração, ajuda a limpar o organismo e assim eliminar os líquidos que estão retidos em excesso e as toxinas prejudicam o bom funcionamento corporal e, se acumuladas, podem causar doenças.