Divulgação

Quando a moda dos lasers em nanosegundos chegou ao Brasil há mais de cinco anos, achávamos que estávamos no ápice da inovação. Mas depois veio o laser em picosegundos, muito mais rápido, e antes mesmo de ficarmos estupefatos, um equipamento já uniu a tecnologia dos nano e picosegundos em um laser só, que é muito mais eficaz no tratamento de manchas e tatuagem! “Os últimos Congressos trouxeram várias novidades em Dermatologia, com tecnologias inovadoras para o tratamento de cicatriz de acne, estrias, manchas, depilação a laser, gordura localizada e definição muscular”, explica a dermatologista Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia. Abaixo, ela comenta 4 das principais novidades:

Enerjet 2.0 Acne Scars

Apontado como uma tecnologia que promove reparo permanente de cicatrizes de acne (atrófica e deprimida) com injeções de ácido hialurônico sem agulha, Enerjet 2.0 estimula a geração de novo tecido cutâneo. O tratamento EnerJet 2.0 Acne Scars utiliza aceleração pneumática de partículas de ácido hialurônico de alta massa que penetram a epiderme através de um ponto de entrada minúsculo. “Uma vez que a solução atinja a camada dérmica, ela se espalha lateralmente, causando um efeito de subcisão, quebrando as cadeias fibróticas da cicatriz. Isso libera o tecido cicatricial, que permite que as células fibroblásticas formem um novo tecido conjuntivo e gerem novo colágeno durante o processo de cicatrização natural das feridas, tudo isso combinado com um efeito de preenchimento dérmico”, afirma a médica. O preenchimento, otimizado para cicatrizes de acne, melhora a maneira como o corpo responde ao processo de cicatrização, produzindo um efeito sinérgico que potencializa o resultado. A tecnologia Enerjet 2.0 também pode ser utilizada para estrias e rejuvenescimento facial. São indicadas três sessões com intervalos mensais.

PiQo4

Para tratamento do melasma e remoção de manchas, lesões vasculares, tatuagens coloridas e escuras, o PiQo4 traz uma combinação inovadora e exclusiva das tecnologias dos lasers ultrarrápidos em pulso duplo de nano e picosegundos. “A tecnologia é duplamente eficaz, já que os pulsos em nano são usados para fornecer energia curta que quebra o pigmento maior e mais profundo, já a tecnologia em picosegundos desfragmenta as partículas menores e mais rasas de pigmento. Juntas no mesmo laser, as tecnologias em associação têm resultados muito melhores em manchas e tatuagens coloridas e escuras”, afirma a dermatologista Claudia Marçal. Com o maior spot size do mercado, PiQo4 torna as sessões mais rápidas, além disso, segundo estudos com o equipamento, seus altos índices de energia (até 10 vezes mais) fornece tratamentos mais rápidos (no geral quatro sessões são recomendadas para manchas). A tecnologia traz também 4 comprimentos de onda (1064nm, 532nm, 650nm e 585nm) para quebra eficaz das cores de tatuagem.

Splendor X

O equipamento trata uma ampla gama de procedimentos de remoção de pelos e tem como diferencial a emissão de laser bilateral de comprimentos de onda Nd: YAG (1064nm) e Alexandrite (755nm), sincronizados. “A tecnologia permite o uso do laser em todos os fototipos de pele, mas graças a sua exclusiva tecnologia Blend X, o médico pode criar opções de tratamento personalizadas para pacientes de todos os tipos de pele e pelos”, comenta a médica. Entre as inovações está a capacidade de fornecer uma penetração mais profunda, proporcionando uma cobertura uniforme da área de tratamento com rapidez e segurança em todos os tipos de pele, incluindo tons de pele mais escuros e bronzeados durante todo o ano. O tratamento é feito, no geral, em quatro a seis sessões.

EmSculpt

Um pouco mais conhecido por aqui, a tecnologia do EmSculpt é a única que ajuda a construir músculos e queimar gordura. “A tecnologia não invasiva HIFEM® (High-Intensity Focused Electromagnetic) induz contrações musculares supramáximas não alcançáveis por meio de contrações voluntárias. Quando exposto a essas contrações, o tecido muscular é forçado a se adaptar a essa condição extrema. Ele responde com uma profunda remodelação do interior da estrutura que resulta em construção muscular e queima de gordura”, afirma a médica. Uma das novidades é que, além da definição muscular, o tratamento também é indicado para lifting não invasivo dos glúteos. São necessárias de quatro a seis sessões.

Fonte: CLAUDIA MARÇAL – É médica dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da American Academy Of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). É speaker Internacional da Lumenis, maior fabricante de equipamentos médicos a laser do mundo; e palestrante da Dermatologic Aesthetic Surgery International League (DASIL). Possui especialização pela AMB e Continuing Medical Education na Harvard Medical School. É proprietária do Espaço Cariz, em Campinas – SP.