Divulgação/Cido Marques/FCC – Felipe Paz e Aline Cristina entre as princesas Edna Santos e Katiane Oliveira

Com as maiores notas em simpatia, desenvoltura e samba no pé, o carnavalesco Felipe Paz, de 23 anos, foi eleito o rei momo do carnaval de Curitiba. Felipe vai reinar ao lado da rainha Aline Cristina e das princesas Edna Santos e Katiane Oliveira.

O concurso para o cortejo real do carnaval curitibano foi realizado na noite desta quinta-feira (14/2), no Memorial de Curitiba, com animação da bateria da Escola de Samba Mocidade Azul. Felipe disputou o título com o veterano Rubens Marques da Silva, rei momo dos carnavais de 2013, 2015, 2016 e 2018.

“Adoro o Rubens, ele é meu amigo e minha inspiração”, disse Felipe, que entrou na disputa pela primeira vez. O novo rei momo é ator e trabalha na área de vendas. Sua energia e simpatia conquistaram o público e os jurados. “Fiz minha inscrição de última hora, incentivado pelos amigos. É por eles que estou aqui. Jamais imaginei que pudesse vencer.”

A rainha Aline Cristina, de 21 anos, representando a escola Enamorados do Samba, foi unanimidade. “Foi a realização de um sonho e uma grande emoção. Cheguei nervosa, mas bastou subir ao palco para me acalmar e me apresentar com o sentimento de que poderia ganhar”, conta Aline, que chegou a se inscrever para o concurso no ano passado, mas pouco antes desistiu de participar.

A 1ª princesa Edna Santos integrou o cortejo real em 2018. A passista de 25 anos, atual Miss Pinhais, voltou com ainda mais desenvoltura para lutar pelo título. Edna representa a escola Acadêmicos da Realeza, enquanto a 2ª princesa Katiane, passista e bailarina, de 22 anos, é da Escola de Samba Embaixadores da Alegria. No total, cinco candidatas se inscreveram. Também participaram Amanda Estela e Priscila Arruda.

Eventos
Uma comissão de nove jurados, formada por personalidades do meio cultural, ficou responsável pela avaliação. A partir de agora, o cortejo real participa de todos os festejos pré-carnavalescos e outros eventos programados pela Fundação Cultural de Curitiba. Ele também vai abrilhantar o desfile das escolas de samba, nos dias 2 e 3 de março, na Avenida Marechal Deodoro.

A festa do concurso contou com a presença da presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, e de representantes de todas as escolas. “Tenho certeza de que esta festa é só o começo de um carnaval muito animado, mais organizado, planejado, graças à possibilidade que tivemos de repassar com antecedência os recursos necessários para a produção dos desfiles”, disse a presidente da FCC, lembrando que a verba foi liberada em outubro do ano passado. “Nossas escolas têm grande tradição e merecem o apoio da cidade”, destacou.

A programação do pré-carnaval continua com a apresentação do bloco Garibaldis e Sacis, neste domingo (17/2), das 15h às 19h, no Sítio Cercado.