SMCS

O amor pelo trabalho de Sebastião Carlos Pereira é tema do novo vídeo da série Eu sou Curitiba, que apresenta a história de servidores da Prefeitura. O técnico químico trabalha há 32 anos como taxidermista (arte de empalhar animais) do Museu de História Natural do Capão da Imbuia.

A técnica consiste na reconstituição das características físicas de animais que morreram para que possam ser expostos em tamanho natural e sejam utilizados em atividades de educação ambiental. “A gente procura deixar a pele do animal como se ele estivesse vivo na natureza”, explica Sebastião. Ele diz que o objetivo do seu trabalho é deixar o animal eternizado.

O Museu de História Natural recebe animais que foram utilizados em pesquisas, atropelados em rodovias ou que morreram em algum zoológico ou criadouro. “Cada bicho que chega, por mais que seja repetido, a emoção é diferente do primeiro. Você quer sempre aperfeiçoar mais”, diz ele.

Sebastião diz que o seu trabalho é gratificante e ele procura ensinar outras pessoas que queiram aprender. O servidor até pensa em se aposentar, mas diz que gosta muito do trabalho que faz.  

O vídeo de Sebastião está disponível na TV Prefeitura. O link é http://www.curitiba.pr.gov.br/tv/eu-sou-curitiba-sebastiao-taxidermista-do-museu-de-historia-natural/4111