Publicidade

Contábeis de Final de Ano

As Empresas devem começar a pensar nos fechamentos contábeis de final de ano. Alguns relatórios são obrigatórios e devem ser encerrados no final de ano para prestação de contas aos sócios e acionistas das empresas.
Dentre os relatórios, a demonstração dos resultados é de suma importância pois o mesmo traz os valores dos faturamentos, custos e despesas terminando com o resultado líquido da empresa. O Balanço Patrimonial informa os valores dos bens e direitos da Empresa e os valores das obrigações. Normalmente são os dois relatórios mais importantes e que muitos investidores observam, em se tratando de uma grande Empresa.
O relatório das mutações do Patrimônio Líquido demonstra as movimentações que houve para os acionistas como distribuição dos lucros, valores que foram incorporados ao Capital da empresa, destinações de lucros para Reservas, etc.
A DFC – Demonstração do Fluxo de Caixa, evidencia se a empresa gerou ou consumiu reservas ao longo do ano, sendo um bom relatório para diagnosticar entradas e saídas de dinheiro, desconsiderando valores de vendas e pagamentos que são a prazo.
As grandes Empresas, principalmente aquelas que possuem ações em Bolsa de Valores, ainda são obrigadas a informar o relatório do parecer de uma auditoria independente. Esse relatório demonstrará se a contabilidade foi realizada conforme os parâmetros definidos em Lei, seguindo as normas usualmente aceitas pelos órgãos reguladores da contabilidade no País.

DESTAQUES DOS EDITORES