Divulgação/Paraná Clube/Geraldo Bubniak – Rodrigo Porto

O Paraná Clube enfrenta nesta terça-feira (dia 20) às 2030, na Vila Capanema, o Atlético-GO, pela 17ª rodada da Série B. O time paranaense não vence há cinco rodadas e só marcou um gol nessas cinco partidas. Para tentar reagir, o técnico Matheus Costa admitiu mudar o formato do setor ofensivo.

Desde o início da competição, a equipe tem apostado na ligação direta para o ataque, com a bola longa para Jenison. O estilo transformou o centroavante no segundo jogador da Série B com mais duelos aéreos vencidos, com 72. Ele fica atrás apenas do zagueiro Gilvan, do Atlético-GO, com 76. Os dados são do site Sofascore.

Como a bola despachada para o ataque não tem funcionado, Matheus Costa pode tirar Jenison e colocar um ‘falso 9’. Ou seja, seria um atacante leve, com mobilidade, que trabalharia para abrir espaços no ataque com os pontas (João Pedro na direita e Bruno Rodrigues na esquerda).

“A gente pode jogar com referência ou jogar com o falso 9, que proporciona mais mobilidade e estamos trabalhando quanto isso e pode acontecer já no jogo”, declarou o treinador.

Matheus Costa não divulgou a escalação e nem citou quem poderia ser o ‘falso 9’. Uma possibilidade é Rodrigo Porto (ex-Carioca), que já foi utilizado como ponta e como centroavante no Paraná.

O meia Matheus Anjos segue em recuperação, devido a lesão na panturrilha.

Adversário — Terceiro colodado da Série B, o Atlético-GO não sofreu derrotas nas últimas quatro partidas como visitante. Comandado pelo técnico Wagner Lopes (ex-Paraná Clube), o time conta com o lateral-esquerdo Nicolas e com o lateral-direito Reginaldo, ambos emprestados pelo Athletico Paranaense. Só o canhoto é titular. No ranking de desempenho do Sofascore, o lateral-direito Jonathan, 26 anos, é o melhor jogador da equipe na Série B.

Outro destaque é o meia Matheuzinho, 26 anos, ex-Corinthians, com quatro assistências e um gol em 15 jogos na competição. O artilheiro é o ponta Mike (26 anos, ex-Internacional), com sete gols e duas assistências em 16 jogos. O meio-campo conta com o volante Moacir, 33 anos, que defendeu o Paraná Clube em 2013 e o Coritiba em 2014.

PARANÁ x ATLÉTICO-GO
Paraná: Thiago Rodrigues; Éder Sciola, Eduardo Bauermann, Rodolfo e Guilherme Santos; Luiz Otávio e Itaqui; João Pedro, Fernando Neto e Bruno Rodrigues; Rodrigo Porto (Jenison). Técnico: Matheus Costa
Atlético-GO: Kozlinski; Jonathan, Oliveira, Gilvan e Nicolas; André Castro, Moacir e Jorginho; Mike, Rodrigo Rodrigues e Matheus. Técnico: Wagner Lopes
Árbitro: Paulo Henrique de Melo Salmazio (MS)
Local: Vila Capanema, às 20h30