Franklin de Freitas – Paulo Pinheiro

Um anúncio inusitado publicado pela empresa curitibana Mundo Kids Buffet numa rede social tem chamado a atenção. O título é “CONTRATA-SE ‘AVÓ’!” e refere-se a uma vaga exclusiva para mulheres acima de 55 anos. “A sua avó, mãe, tia ou vizinha cansou de procurar emprego e devido à idade desistiu?”, questiona o anúncio, cuja vaga não exige experiência, apenas que a pessoa seja comunicativa, goste de crianças, seja paciente e muito carinhosa.

Segundo Paulo Pinheiro, proprietário e responsável pelo marketing da Mundo Kids, o anúncio foi inspirado numa outra ação feita anteriormente pelo Reclame Aqui. Mais do que uma contratação (ou até duas, já que a empresa também estuda trazer alguém com o mesmo perfil para atuar na recepção), a ideia da empresa é gerar uma reflexão em outros empresários.

“Queremos sensibilizar outros empresários, não é só anúncio para uma vaga. As pessoas estão vivendo cada vez mais e já não existe mais isso de se aposentar e nunca mais trabalhar”, explica o empresário, comentando que, mais do que a vaga,o que importa éo conceito. “Como aconteceu na Europa, vamos envelhecer cada vez mais e mais saudavelmente e precisamos mudar o estereótipo.”

Fundada há cinco anos, inclusive, a empresa já possui um histórico no que diz respeito à responsabilidade social. Tanto que desde sempre contratam apenas pessoas sem experiência, com o intuito de ajudar os jovens que estão entrando no mercado de trabalho. Além disso, quando da inauguração, em vez de convidados ilustres foram feitos dois eventos diferentes, um com crianças de orfanato e outro com a família das pessoas que trabalharam nas obras do local.

“Você olha as estatísticas, o desemprego beira 30% entre as pessoas com idade entre 18 e 24 anos. Queremos ajudar esse pessoal que está passando por esse momento difícil e agora também estamos pensando em como ajudar as pessoas mais maduras. Como criamos uma área baby, para crianças com até cinco anos, espaços mais lúdicos, brinquedos didáticos, pensamos que ali caberia uma pessoa com esse perfil.”

Ao adotar esse tipo de política de contratação (de profissionais sem experiência), comenta o empresário, a empresa acaba por garantir um profissional mais pró-ativo e agradecido. Já com a contratação de pessoas mais velhas, a expectativa é criar um ambiente ainda mais sadio de trabalho.

“Os mais jovens aprendem com os mais experientes, os mais experientes aprendem com os mais jovens e com isso deixamos que a diversidade ajude na construção de um staff em que um completa o outro.”

Procura pela vaga é grande, mas nem todos atendem requisitos
Ainda segundo Paulo Pinheiro, a procura pela vaga da ‘avó’ é grande. “Na nossa página (no Facebook) recebemos centenas de compartilhamentos, curtidas e comentários. Já publicaram também em sites como o Linkedin, com milhares de visualizações. Estamos recebendo muitos e-mails”, comenta.

Acontece, contudo, que há muita gente que não atende aos requisitos se candidatando. São pessoas mais jovens do que o exigido (mínimo de 55 anos) e também pessoas que já possuem outro emprego. “Queremos alguém sem emprego,com mais de 55 anos. Nossa ideia é contratar a pessoa mais velha que se encaixe no perfil e consiga suprir as necessidades da vaga. Só exigimos que ame crianças e saiba brincar com elas.”