Reunião de trabalho das equipes de segurança envolvida nos preparativos para a Copa do Mundo 2014 avaliou os resultados da Copa das Confederações e definiu metas para os próximos meses. O encontro, na terça-feira (16), na Secretaria Especial para Assuntos da Copa, reuniu os integrantes das polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Guarda Municipal, Polícia Federal, Exército e Comissão Estadual de Segurança Pública e de Defesa Civil para Grandes Eventos (Coesge).

Está programada para a segunda quinzena de agosto a entrega de dois caminhões, que servirão como Centros Integrados de Comando e Controle Móvel, e que continuarão operando no Estado, depois da Copa do Mundo.

Reunião marcada para 31 de julho e 1.º de agosto vai avaliar, na Copa das Confederações, as atividades do Sistema Integrado de Comando e Controle de Segurança Pública para Grandes Eventos (SICC). O encontro será em Brasília, no Instituto Nacional de Criminalística – INC, da superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal do Distrito Federal.

Entramos na fase de definições de equipamentos, instalação do material necessário para a operação do Centro de Comando e Controle e simulações. Tudo compartilhado com as forças de segurança e defesa, disse o secretário estadual da Copa, Mario Celso Cunha.

O delegado da Policia Federal, Fluvio Cardinelle Garcia, presidente da Coesge, avaliou que a Copa das Confederações foi importante para definir ajustes. Precisamos padronizar os equipamentos no setor de comunicação, fortalecendo a integração dos órgãos, visando maior objetividade do sistema, afirmou Garcia.

O Corpo de Bombeiros fez inspeções preventivas nos locais que envolvem a Copa do Mundo. Estamos orientando os responsáveis pelos hotéis e centros de treinamento sobre a regularização dos itens pendentes, que deverão ser sanados em até 90 dias, disse o comandante da corporação, coronel Luiz Pombo. Segundo o relatório de inspeção foram aprovados o CT do Caju, do Clube Atlético Paranaense; o estádio Durival de Brito e Silva, do Paraná Clube; o estádio regional Willie Davis, de Maringá; e o CT SMSports, de Londrina.

Também participaram da reunião o delegado Roberto Milaneze, da Policia Federal; coronel Milton Isaac Fadel Junior, presidente da Câmara Temática da Segurança; tenente-coronel Edemilson de Barros, da Defesa Civil; inspetor Cláudio Frederico, da Guarda Municipal; capitão Marcelo Krainski, do Batação de Operações Policiais Especiais (Bope), da Polícia Militar; capitão João Carlos, da Secretaria de Estado da Segurança Pública; e o coronel Rômulo Marinho, do Exército Brasileiro.