Publicidade
Paineis solares

Copel e UTFPR inauguram estações de pesquisas em energia solar

Estação fotovoltaica no Câmpus Curitiba
Estação fotovoltaica no Câmpus Curitiba (Foto: Ascom-CT)

A Copel e Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR inauguram nesta segunda-feira (9), às 14 horas, a rede de Estações de Pesquisa em Energia Solar, projeto que promete transformar o Estado em uma referência no campo da energia solar. A solenidade acontece no campus da UTFPR, sede Neoville, na CIC.

Orçada em quase R$ 6 milhões, a rede consiste de estações instaladas em seis câmpus da UTFPR no Paraná: Curitiba, Ponta Grossa, Pato Branco, Medianeira, Campo Mourão e Cornélio Procópio. As estações permitirão analisar, com grande precisão, a variaçao da radiaçao solar ao longo do ano em diferentes regiões do Estado e indicarão também quais tecnologias de módulos fotovoltaicos são mais adequadas e vantajosas para cada regiaÞo, de acordo com seu microclima.

Também será inaugurada uma usina fotovoltaica instalada na sede centro do campus Curitiba da UTFPR , que vai gerar anualmente 115 mil kWh para o campus.
A rede de estações e a usina fotovoltaica foram contemplados na chamada pública da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, sob o nome Projeto Prioritário de Eficiência Energética e Estratégico de P&D: “Eficiência Energética e Minigeração em Instituições Públicas de Educação Superior”.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES