É época de preparativos para o Carnaval e , como todo o evento, o Carnaval representa também um impacto muito grande para o meio ambiente. No ano passado, só no Carnaval do Rio de Janeiro foram mais de 486,5 toneladas de lixo​ recolhidas em 5 dias de folia. Pensando em uma solução para esse problema, há sete anos a Meu Copo Eco, trouxe para o Brasil a possibilidade de aliar diversão e sustentabilidade nos eventos por meio de copos reutilizáveis. Já a empresa de Curitiba Beegreen é pioneira na fabricação e comercialização de canudos reutilizáveis feitos de INOX no Brasil. Muitos foliões deverão usar neste Carnaval o canudo que não enferruja, não amassa e é praticamente inquebrável. Blocos de rua, clubes, bares e até mesmo tradicionais escolas de samba estão adotando e incentivando o uso de Copo Eco e de Canudos de INOX neste Carnaval. No Rio de Janeiro, as principais escolas de samba – Salgueiro, Portela, Mangueira, Viradouro, Tuiuti, Beija flor – já aderiram ao uso do Copo em seus ensaios e apresentações, juntamente com mais de 10 blocos de rua, festas da cidade e casas emblemáticas como a Fundição Progresso.


Costa Rica anuncia plano para descarbonizar sua economia até 2050
O governo da Costa Rica acaba de anunciar seu Plano Nacional de Descarbonização, o primeiro esforço sistematizado e planejado para que sua economia deixe de depender de qualquer tipo de combustível fóssil e que neutralize suas emissões com captura de carbono. Se implementado de maneira integral, ele tornará a Costa Rica em um dos primeiros países do mundo a atingir a descarbonização de sua economia. Anunciado pelo presidente Carlos Alvarado Quesada, o Plano Nacional de Descarbonização equilibra uma visão de longo prazo com ações imediatas em dez áreas setoriais, como energia, transporte e uso da terra, organizadas em quatro eixos: transporte e mobilidade sustentável; energia, construção e indústria verde; gestão integrada de resíduos; e agricultura, mudança no uso da terra e soluções baseadas na natureza. Esta iniciativa da Costa Rica beneficia todo o mundo.


Morre ambientalista criador da política ambiental
Nesta segunda-feira (25), faleceu o ecólogo e professor Paulo Nogueira-Neto, aos 96 anos. Importantíssimo para avanços na pauta ambiental dentro da política, ele foi homenageado por diversas organizações no Brasil e no mundo.