A Associação de Futebol da Coreia do Sul (AFC, na sigla em inglês) confirmou nesta terça-feira que a seleção da Coreia do Sul vai disputar a partida como visitante contra a Coreia do Norte, na capital Pyongyang, no dia 15 de outubro, pelo Grupo H das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, que será no Catar.

Será apenas a segunda vez que a equipe masculina de futebol sul-coreana visitará Pyongyang. A primeira foi para um amistoso em 1990. “Na segunda-feira, um funcionário da AFC teve uma reunião com o vice-presidente da Associação Norte-Coreana de Futebol, em Kuala Lumpur, na Malásia. A federação norte-coreana disse que tratará nossa seleção da mesma forma que as outras seleções do grupo”, disse a AFC em um comunicado.

Os dois países ainda estão tecnicamente em guerra porque a Guerra da Coreia (1950 a 1953) terminou com um armistício, um acordo formal, segundo o qual as partes envolvidas em conflito armado concordam em parar de lutar. Não é um tratado de paz.

Durante a qualificação para a Copa do Mundo de 2010, a Coreia do Norte escolheu sediar jogos contra a Coreia do Sul em Xangai, na China.

A Coreia do Norte está na liderança do grupo com duas vitórias: venceu o Líbano (2 a 0, em Pyongyang) e o Sri Lanka (1 a 0, fora de casa). A Coreia do Sul jogou apenas um vez e derrotou o Turcomenistão, por 2 a 0, no campo do rival.