SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Coreia do Sul e a Coreia do Norte entraram em acordo por uma candidatura conjunta para a Olimpíada de 2032. O acerto foi comunicado pelos dois países nesta quarta-feira (19), após encontro em Pyongyang entre o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, e o ditador norte-coreano, Kim Jong-un.

Ainda segundo o comunicado emitido pelas Coreias, ambos os países concordaram também em participar de competições internacionais sob a mesma bandeira, com planos já para os Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio.

Há uma semana, o ministro dos esportes sul-coreano, Do Jong-hwan, havia anunciado a ideia de uma candidatura conjunta. Ele aproveitou o encontro desta quarta para oficializar a oferta à Coreia do Norte.

“Quero fazer esta proposta ao Norte pela paz. Seul e Pyongyang sediarão os Jogos juntos”, disse o ministro na ocasião.

Na última Olimpíada de Inverno, no início deste ano, as duas Coreias desfilaram juntas na cerimônia de abertura.

O ato serviu para simbolizar a aproximação entre os dois países, que acabaram se separando depois de um conflito armado entre junho de 1950 e julho de 1953. Tecnicamente os dois países ainda estão em guerra, porque um acordo de paz entre os países não foi assinado.

No passado, as duas Coreias consideraram a opção de organizar conjuntamente os Jogos Olímpicos de 1988 de Seul, mas as negociações não foram adiante, devido a divergências sobre a distribuição das provas.

Na ocasião, a Coreia do Norte decidiu liderar um boicote ao evento, que foi seguido por um pequeno grupo de países do então bloco socialista, entre eles Cuba.