Franklin de Freitas – Gustavo Mirínigo: apenas uma derrota no Coritiba

A derrota do Coritiba por 3 a 1 diante do Fortaleza, no Castelão, na última quinta-feira, não apenas tornou o rebaixamento do Coritiba para a Série B numa questão de tempo. Com apenas 28 pontos conquistados em 34 rodadas (aproveitamento de 27,5% dos pontos disputados), o clube do Alto da Glória confirma também a sua pior campanha na história do Brasileirão na chamada Era dos Pontos Corridos (de 2003 para cá).

Nesse período, o Coritiba amargou três rebaixamentos para a Segunda Divisão, em 2005, 2009 (ano do centenário do clube) e em 2017. Nessas ocasiões, registrou aproveitamentos de 38,9%, 39,5% e 37,7% dos pontos disputados, respectivamente. As melhores campanhas, por outro lado, foram registradas em 2003 (53,9%) e 2011 (50%), anos em que o clube brigou na parte de cima da tabela, garantindo vaga na Copa Libertadores (em 2003) ou ficando muito perto disso (em 2011 perdeu a vaga para a competição continental na última rodada, após perder na Arena da Baixada por 1 a 0 para o Atlético-PR, que naquele ano foi rebaixado à Série B).

Já na temporada 2020/2021, o time soma um aproveitamento de apenas 27,5% dos pontos disputados no Brasileirão. Restando quatro jogos até o fim do campeonato, o Coritiba, na melhor das hipóteses, pode chegar a 40 pontos, o que significaria um aproveitamento de 35% – ainda assim a pior campanha do clube na história da competição.

O que resta ao clube, então, é basicamente brigar para não entrar no ‘hall da vergonha’, uma vez que a probabilidade de descenso chega a 99,88%.

Em toda a história do Brasileirão na Era dos Pontos Corridos, a pior campanha já registrada foi a do América-RN, em 2007, com 17 pontos (quatro vitórias e cinco empates) em 38 jogos. O ‘top 10’ dos piores times tem ainda o Figueirense e o Atlético-GO na 9ª e 10ª posição, ambos com 26% de aproveitamento em 2012 (30 pontos conquistados, com sete vitórias e nove empates ).

Com Morínigo

Mesmo tendo sofrido sua primeira derrota no comando do Coritiba na última quinta-feira, o técnico paraguaio Gustavo Morínigo tem uma campanha razoável no Alto da Glória. Seu primeiro jogo comandando o Coxa oficialmente foi em 16 de janeiro, quando a equipe venceu o Vasco por 1 a 0, em São Januário, dando fim a uma sequência de dez jogos sem vitória. Na sequência, a equipe empatou com Fluminense (3 a 3 no Couto Pereira), São Paulo (1 a 1 no Morumbi) e Grêmio (1 a 1 no Couto Pereira), além da derrota para o Fortaleza.

Em cinco jogos sob o comando do técnico paraguaio, o Coxa conseguiu uma vitória e três empates, somando seis dos 15 pontos disputados: aproveitamento de 40%, que ao longo de todo o campeonato seria suficiente para colocar o Coxa hoje na 14ª colocação. De tão dramática que é a situação do clube, porém, o número ainda está longe do ideal para ao menos sonhar com se salvar da degola..