Divulgação/Coritiba – Nathan Fogaça em treino do Coritiba

O Coritiba decidiu emprestar dois novatos para clubes dos Estados Unidos. O ponta Nathan Fogaça, 21 anos, acertou com o San Antonio FC. O lateral/extremo Kazu, 20 anos, foi cedido para o North Texas SC. Os dois empréstimos têm cláusula de compra. Ou seja, se os clubes quiserem ficar em definitivo com os jogadores podem pagar a quantia estabelecida no contrato. Os valores não foram divulgados.

O San Antonio disputa a USL Championship, que é a divisão secundária da Major League Soccer, a principal do país. Nos Estados Unidos, não há acesso e rebaixamento automáticos como no Brasil. Para mudar de divisão é preciso cumprir uma série de exigências, principalmente relacionadas a questões financeiras e estruturais. O North Texas joga o equivalente à terceira divisão, a USL League One.

OS CLUBES
O North Texas foi criado em 2018 e pertence ao FC Dallas, da Major League Soccer. É utilizado como ‘time B’ do clube da MLS, assim como o Real Madrid possui o Castilla, que joga a terceira divisão da Espanha. Em 2019, o North Texas foi campeão da USL League One, equivalente à terceira divisão. Mesmo com o título, permaneceu na mesma divisão para 2019, quando terminou em terceiro lugar. Naquela temporada, o clube contava com o auxiliar-técnico brasileiro Michel Garbini Pereira, 39 anos, que jogou no FC Dallas de 2013 a 2015. Como lateral-esquerdo, atuou pelo Athletico Paranaense de 2006 a 2009. O clube rubro-negro, aliás, manteve uma parceria com o FC Dallas, com intercâmbio de profissionais e amistosos.

Já o San Antonio foi criado em 2016 e está na mesma divisão (USL Championship) desde então. A melhor campanha foi em 2017, quando chegou até as semifinais.

OS JOGADORES
Nathan Fogaça foi revelado na base do Coritiba e promovido ao profissional em 2018. Chegou a disputar nove jogos e marcar um gol na Série B daquele ano. Em 2019, jogou 16 vezes e não marcou gols. Em 2020, foram mais 12 partidas e nenhum gol.

Kazu também é prata-da-casa e se destacou nas seleções brasileiras de base. Foi convocado para o Sul-Americano Sub-15 em 2015 e para o Sul-Americano Sub-17 em 2017. Em 2019, acabou emprestado para o Grêmio, onde defendeu a equipe de juniores. Retornou em 2020 e ganhou apenas duas oportunidades no time principal do Coritiba – ambas no Campeonato Paranaense. Depois, disputou o Campeonato Brasileiro de Aspirantes com a equipe paranaense.