Divulgação / Coritiba

O Coritiba foi derrotado pelo Fluminense por 4 a 0, nessa segunda-feira (dia 28) à noite, no Engenhão, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou em 16º lugar, com 11 pontos — um ponta acima do Bragantino, que abre a zona de rebaixamento.

Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

O placar de 4 a 0 foi a pior derrota do Coritiba no Brasileirão. E reforçou a fama de do time paranaense de ter o pior ataque da competição, com 8 gols em 12 jogos. Até então, a pior derrota havia sido diante do Corinthians, por 3 a 1.

EXPULSÕES

Aos 40 minutos do segundo tempo, o lateral Natanael levou cartão vermelho, ao cometer pênalti em Dodi. Foi a 5ª expulsão do Coritiba em 12 jogos no Brasileirão. É a maior quantidade de cartões vermelhos na competição.

TABELA

O Coritiba volta a campo neste domingo (4), às 16 horas. O time vai receber o São Paulo no Couto Pereira. 

ESCALAÇÃO DO CORITIBA

As baixas no Coritiba eram Yan Sasse (suspenso), Igor Jesus (em negociação) e Giovanni (acertou com o Goiás) e Sassá (devolvido ao Cruzeiro), além de Rhodolfo, Neilton, Nathan Silva, Patrick Vieira, Nathan Ribeiro e Rafinha, todos em recuperação. A única mudança em relação ao último jogo, porém, foi a entrada de Gabriel no lugar de Sarrafiore, que começou no banco.

ESQUEMA TÁTICO

O esquema tático do Coxa era o 4-3-3, com Hugo Moura como único volante. Matheus Bueno e Matheus Sales eram os médios. Na frente, Giovanni Augusto (esquerda) e Gabriel (direita) jogaram nas pontas. O ponta Robson ficou improvisado como centroavante.

ESCALAÇÃO DO FLUMINENSE

Os desfalques do Fluminense eram nove jogadores que testaram positivo para Covid-19 (Luiz Henrique, Luccas Claro, Calegari, André, Nascimento, Marcos Paulo, Martinelli, Miguel e Nascimento) e quatro lesionados (Digão, Yuri, Caio Paulista e Frazan).

PRIMEIRO TEMPO

O Coritiba sofreu no primeiro tempo. O time não conseguia encaixar jogadas e foi dominado pelo Fluminense, que abriu o placar logo aos 7 minutos, com Michel Araújo. Além disso, Nino e Wellington Silva quase ampliaram, ainda no primeiro tempo. Depois, o Fluminense diminuiu o ritmo. Foi quando a equipe paranaense cresceu. Robson teve uma grande chance de empatar aos 41 minutos, mas perdeu, com o goleiro já batido.

SEGUNDO TEMPO

Na etapa final, o Coritiba tentou reagir, mas cometeu erros defensivos que custaram caro. Aos 15 minutos, Felipe Cardoso foi lançado nas costas da defesa, driblou Wilson e aumentou. Aos 27, o time carioca fez uma linha de passes pelo alto dentro da pequena área coxa-branca e Nino marcou o terceiro. O time paranaense atirou ao ataque desordenadamente e sofreu um contra-ataque aos 40 minutos. No lance, Dodi foi derrubado por Natanael na risca da área. O árbitro deu pênalti e expulsou o lateral coxa-branca. Ganso cobrou e fechou o placar. 

ESTATÍSTICAS

Ao fim de 90 minutos, o Coritiba teve 10 finalizações (1 certa e 2 na trave), 57% de posse de bola, 87% de eficiência nos passes e 4 escanteios. Já o Fluminense somou 15 finalizações (7 certas), 43% de posse de bola e 84% de eficiência nos passes, além de 5 escanteios. Os dados são do site Sofascore.

FLUMINENSE 4 x 0 CORITIBA
Fluminense: Muriel; Igor Julião (Wisney), Matheus Ferraz, Nino e Danilo Barcelos; Hudson e Dodi; Michel Araújo (Yago Felipe), Nenê (Ganso) e Wellington Silva (Fernando Pacheco); Fred (Felipe Cardoso). Técnico: Odair Hellmann
Coritiba: Wilson; Natanael, Rodolfo Filemon, Sabino e William Matheus; Hugo Moura (Ramon Martinez), Matheus Sales (Galdezani) e Matheus Bueno (Thiago Lopes); Giovanni Augusto (Nathan), Gabriel (Sarrafiore) e Robson. Técnico: Jorginho
Gols: Michel Araújo (7-1º), Felipe Cardoso (15-2º), Nino (27-2º), Ganso (42-2º)
Cartões amarelos: Danilo Barcellos, William Matheus
Expulsão: Natanael (40-2º)
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araujo (SP)
Local: Estádio Nilton Santos (Engenhão), no Rio

LANCES DO JOGO

PRIMEIRO TEMPO

7 – Gol do Fluminense. Michel Araújo domina fora da área e chuta dali mesmo. A bola entra no ângulo esquerdo de Wilson

13 – Nenê cobra escanteio. Nino cabeceia com perigo. A bola sai rente à trave direita

17 – Danilo Barcelos recebe de Hudson e toca para Wellington Silva. Ele finaliza e Wilson defende

29 – Matheus Bueno recebe na entrada da área e arrisca dali mesmo. Muriel defende

41 – William Matheus cruza da esquerda. A bola passa pela zaga e cai com Robson. Com o goleiro batido, ele finaliza para fora

44 – Nenê recebe na intermediária e bate a gol. A bola desvia em Sabino e quase engana o goleiro Wilson, mas sai em escanteio

SEGUNDO TEMPO

9 – Robson recebe no meio, dá uma caneta em Hudson e bate a gol. A bola explode na trave

15 – Gol do Fluminense. Felipe Cardoso recebe lançamento nas costas de Sabino, dribla Wilson e toca para dentro

19 – Após escanteio, Muriel afasta mal pelo alto e Rodolfo Filemon cabeceia para fora

27 – Gol do Fluminense. Nenê cobra falta para a área. Matheus Ferraz escora. Nino, na pequena área, toca para dentro

34 – Robson tenta o cruzamento pelo lado esquerdo. A bola pega efeito e encobre o goleiro, mas vai no travessão

36 – Dodi cruza da esquerda. Felipe Cardoso se antecipa a Filemon e cabeceia com perigo, mas por cima

40 – Dodi arranca em velocidade desde seu campo e é derrubado por Natanael na risca da área. O árbitro marca pênalti

42 – Gol do Fluminense. Ganso cobra o pênalti no canto esquerdo de Wilson

48 – Sarrafiore arrisca de fora da área, mas manda para fora