Divulgação / Coritiba – William Matheus

O Coritiba liberou o lateral-esquerdo William Matheus nesta terça-feira (22) e, assim, ele não joga mais pelo clube. A diretoria confirmou que ele não participou do treino da manhã nesta terça, em função de problemas particulares. E ele está fora da partida de sábado (26), contra o Atlético-MG. Com isso, o elenco coxa-branca ficará sem laterais-esquerdos de ofício até o fim do Brasileirão.

William Matheus tem contrato com o Coritiba até 31 de dezembro. Em muitos casos como o ele, o clube negociou para estender o contrato ao menos até o fim do Brasileirão, em fevereiro. Mas não foi o caso de William Matheus, que chegou a ter uma proposta para atuar no futebol japonês em 2021. A partida contra o Atlético-MG é a última no ano e seria a última em que o lateral poderia atuar.

O problema é que o Coritiba não pode mais contratar reforços para o Brasileirão. E o atual elenco tinha apenas William Matheus na posição. Ele atuou em 24 dos 26 jogos do time na competição e marcou um gol – sobre o Goiás, no empate em 3 a 3. Nos dois jogos em que ficou de fora, contra Internacional (2 a 2) e Sport (derrota por 1 a 0), foi substituído pelo meia Mattheus Oliveira.

Sem William Mattheus, o técnico Pachequinho tem duas improvisações possíveis num primeiro momento. Uma delas é o próprio meia Mattheus Oliveira, que pelo menos é canhoto. Outra seria o lateral-direito Jonathan, que pelo menos é lateral.

No Brasileirão, o Coritiba está com 21 pontos, em 19º lugar, e luta contra o rebaixamento. Faltam 12 rodadas. 

Mais desfalques

Diante do Atlético-MG, o Coritiba terá outros desfalques. O lateral-direito Mailton e o volante Nathan Silva receberam o terceiro cartão amarelo na última partida (a derrota de 2 a 1 para o Botafogo, no Couto Pereira). E o volante Ramon Martínez fica de fora por questões contratuais.