Caminhando contra o vento, o Coritiba encara no próximo domingo (24) o Internacional, no Centenário, às 19h30. O confronto é de suma importância para a luta do Coritiba contra o rebaixamento e a busca do clube por uma sequência inédita no Campeonato Brasileiro.

A primeira edição do nacional disputada por pontos corridos foi em 2003. O Coxa foi uma das gratas surpresas naquele ano, encerrando a competição no quinto lugar e assegurando vaga na Libertadores do ano seguinte. Mas apesar do começo promissor, os pontos corridos não parecem ser o forte do Coritiba, que tenta pela primeira vez na chamada Era dos Pontos Corridos se manter por mais de três anos na elite do futebol nacional.

Após um Brasileirão de 2004 medíocre (acabou na 12ª colocação), o time do Alto da Glória viveu um ano trágico em 2005. Vice-campeão estadual (perdeu na fina do Paranaense para o Atlético-PR), o Coritiba acabou rebaixado no Campeonato Brasileiro, terminando a competição no 19º lugar (22 equipes disputaram o nacional daquele ano).

O calvário coxa-branca durou dois anos e acabou com o heroico título da Série B em 2007, conquistado com uma vitória histórica no Arruda por 3 a 2 contra o Santa Cruz, com gol aos 47 minutos do segundo tempo. Em 2008, o recomeço na elite foi animador: a equipe comandada por Dorival Júnior chegou a lutar pela Libertadores, mas teve de se contentar com uma colocação mediana (9º) em um campeonato em que o time não correu riscos.

Em 2009, ano do centenário alviverde, diversos jogadores importantes, como Keirrison, artilheiro do Brasileiro de 2008, deixaram o Coritiba. Outros jogadores de renome, como Marcos Aurélio e Marcelinho Paraíba, chegaram ao Couto Pereira. Mas a equipe não conseguiu render e o ano acabou em tragédia, com quebra-quebra no Alto da Glória após o empate em 1 a 1 contra o Fluminense no estádio coxa-branca, no dia 6 de dezembro, resultado que acabou rebaixando novamente a equipe paranaense.

Em 2010, o bicampeonato da Série B, mesmo com a equipe mandando mais da metade de seus jogos em Joinville por conta de punição do STJD. Em 2011, a redenção: recorde mundial de vitórias, bicampeonato paranaense, final da Copa do Brasil e a equipe lutando até a última rodada do Brasileiro pela vaga na Libertadores, que acabou não vindo.

Após o inesquecível ano de 2011, o time voltou a encontrar dificuldades em 2012 e lutou até a reta final do campeonato contra o rebaixamento. Cenário que se repete agora, em 2013, mas com uma situação ainda mais delicada: faltando três rodadas para o fim do Brasileirão, o Coxa está na 17ª colocação com 41 pontos e, para permanecer na elite, terá de somar pontos fora de casa.