Divulgação/Coritiba – Ruy comemora gol sobre o Londrina

O Coritiba venceu por 3 a 2 o Londrina, nesse domingo (dia 2) à tarde, no Estádio do Café, pela 5ª rodada do Campeonato Paranaense. Com o resultado, o time da capital ficou em 2º lugar, com 11 pontos. A equipe do Interior está na 5ª colocação, com 9 pontos. Após as 11 rodadas da 1ª fase, os oito primeiros avançam para as quartas de final.

Os gols do Coritiba foram marcados pelo meia Ruy (dois) e pelo centroavante Sassá.

O técnico do Coritiba, Eduardo Barroca, mudou os planos para a partida em Londrina. Antes, a previsão era fazer um rodízio de jogadores nas quatro primeiras rodadas do Paranaense e, depois disso, usar força máxima a cada partida. No entanto, ele poupou os principais atletas neste domingo. “Diante da série de lesões que tivemos optamos por não colocar em risco jogadores principais”, declarou, para a reportagem do Dazn, antes do jogo iniciar. No dia 12 de fevereiro (quarta-feira), o Coxa estreia na Copa do Brasil, atuando em Manaus.

DESEMPENHO
Em relação ao desempenho, o Coritiba não foi bem no primeiro tempo, com a linha defensiva lenta e distante do meio-campo, além de dificuldades para sair jogando. O meio-campo e o ataque quase não participaram do jogo. Na primeira etapa, o Londrina foi superior na parte física e conseguiu usar a velocidade dos pontas para sufocar o adversário.

O time do Interior cansou no segundo tempo, recuou e perdeu o controle do jogo. O Coritiba avançou e passou a comandar a partida, com facilidade para sair jogando e trocar passes no meio.

INVENCIBILIDADES
Com o resultado, o Coritiba completou 18 jogos seguidos sem perder. A última derrota foi em 5 de outubro – 2 a 0 para o Paraná Clube, na Vila Capanema, pela Série B.

ESCALAÇÃO DO COXA
O técnico Eduardo Barroca fez nove mudanças em relação ao último jogo. Só Renê Júnior e Thiago Lopes permaneceram na equipe. As principais novidades foram a estreia do lateral-direito Natanael (18 anos, promovido da base) e o retorno do meia Ruy (29 anos, que estava emprestado ao Vitória em 2019). Titulares importantes como Rhodolfo, Matheus Sales, Rafinha e Robson nem viajaram para Londrina.

ESQUEMA TÁTICO
O esquema tático foi o 4-1-4-1 de sempre, com Renê Júnior como único volante. A linha de quatro tinha Ruy e Matheus Bueno centralizados, além de Wellissol e Thiago Lopes nas extremas. Durante o jogo, o Coritiba também variou para o 4-2-3-1, com Ruy mais avançado e Matheus Bueno recuado.

DESFALQUES
Os desfalques eram Galdezani, Gabriel, Wanderley, Nathan Ribeiro, Giovanni e Nathan Silva, todos em recuperação.

ESCALAÇÃO DO LONDRINA
O Londrina não tinha o volante Julio Rusch e o ponta Igor Paixão, ambos emprestados pelo Coritiba e vetados por cláusula contratual. As baixas por lesão eram Miullen, Matheus Bianqui, Thiago Henrique, Marcondes, Denner, Vitinho e Hélder.

PRIMEIRO TEMPO
O Londrina forçou o ritmo desde o início, marcou avançado e apostou na velocidade de Marcelinho pela ponta-direita. O jogo virou uma disputa física e o Coritiba não conseguiu se adaptar. Teve dificuldades para sair jogando, quase não trocou passes com lucidez no meio-campo e dependeu de raríssimas jogadas individuais para atacar. No geral, o Tubarão foi melhor na primeira etapa e Ruy salvou o Coxa. O time do Interior fez 1 a 0 aos 24, em cruzamento de Marcelinho e finalização de Junior Pirambu. O Coxa empatou aos 39, em chute de fora da área de Ruy, que desviou no zagueiro e matou o goleiro. O Tubarão fez 2 a 1 em chute da meia-lua de Junior Pirambu e Ruy empatou tudo de novo aos 47, em bela cobrança de falta.

SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo teve novo cenário. O Londrina não conseguiu manter o forte ritmo da primeira etapa e recuou. O Coritiba avançou, conseguiu trabalhar a bola no meio-campo e passou a controlar o jogo. A virada veio aos 11. Sassá sofreu pênalti. Ele mesmo cobrou e converteu: 3 a 2. Foi o primeiro gol dele pelo novo clube. Depois disso, o Tubarão não conseguiu reagir e demonstrou desgaste físico. O Coxa manteve a posse de bola como prioridade e atacou apenas em momentos estratégicos.

Aos 21, a primeira substituição do Coxa. O zagueiro Sabino saiu lesionado. Entrou o zagueiro Rodolfo Filemon. Aos 30, saiu o meia Ruy e entrou o centroavante Igor Jesus, que ficou improvisado na extrema, pelo lado esquerdo. Aos 36, saiu o meia Thiago Lopes e entrou o zagueiro Caetano.

LONDRINA 2×3 CORITIBA
Londrina: Matheus Albino; Pastor, Willian Correia, Augusto e Igor Miranda (Matheus Olavo); Anderson Carvalho e Pedro Cacho; Uelber, Danilo e Marcelinho; Junior Pirambu (Gabriel Barbosa). Técnico: Alemão. Técnico: Alemão
Coritiba: Alex Muralha; Natanael, Sabino (Rodolfo Filemon), Rafael Lima e William Matheus; Matheus Bueno; Renê Júnior, Thiago Lopes (Caetano), Ruy (Igor Jesus) e Wellissol; Sassá. Técnico: Eduardo Barroca
Gols: Junior Pirambu (24-1º e 39-1º), Ruy (34-1º e 47-2º), Sassá (11-2º)
Cartões amarelos: Matheus Bueno (C). Pedro Cacho, Pastor (L).
Árbitro: Adriano Milczvski
Público: 3.082 pagantes (3.510 total)
Renda: R$ 40.467
Local: Estádio do Café, em Londrina

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
11 – Marcelinho chuta do bico da área. Muralha defende.
13 – Uelber cruza com perigo. William Matheus salva na pequena área.
20 – Belo passe em profundidade de Matheus Bueno. William Matheus recebe na área e cruza rasteiro. O goleiro segura.
24 – Gol do Londrina. Marcelinho cruza da ponta-direita. Junior Pirambu entra nas costas de Sabino e chuta no canto.
34 – Gol do Coritiba. Ruy arrisca de fora da área. A bola desvia na zaga e entra no ângulo, encobrindo o goleiro.
39 – Gol do Londrina. Junior Pirambu avança e chuta da meia-lua. A bola entra no ângulo.
46 – Renê Júnior dá belo lançamento. Wellissol sai na cara do gol, mas erra o domínio e perde a bola.
47 – Gol do Coritiba. Falta frontal. Ruy cobra no ângulo. Golaço.

Segundo tempo
9 – William Matheus cruza da esquerda. Sassá mergulha e cabeceia forte. O goleiro espalma.
10 – Natanael cruza. Sassá cabeceia. O goleiro espalma. No rebote, Sassá é derrubado por Pastor. Pênalti.
11 – Gol do Coritiba. Sassá cobra o pênalti com um chute forte, à direita do goleiro, que cai para o outro lado.
28 – Matheus Bueno dá belo lançamento para Thiago Lopes, que dispara nas costas da defesa, invade a área e chuta. Pastor salva na última hora.
38 – Rodolfo Filemon e William Matheus falham na saída de bola. Danilo entra na área e chuta. Muralha segura.