Valquir Aureliano – Robson comemora gol sobre o Criciúma

O Coritiba venceu por 1 a 0 o Criciúma, nesse sábado (dia 12) à tarde no Couto Pereira, pela 28ª rodada da Série B. Com o resultado, o time paranaense ficou na 4ª colocação, com 43 pontos. A equipe catarinense está em 18º lugar, com 28 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

A partida faz parte das comemorações do aniversário de 110 anos do clube paranaense, fundado em 12 de outubro de 1909. Com promoções de ingressos, o público voltou ao estádio, com 17.630 pagantes neste sábado.

Em relação ao desempenho, o Coritiba mudou o esquema tático e teve dificuldades em vários momentos da partida. Mesmo assim, foi superior ao Criciúma e criou as melhores chances de gol. A vitória veio muito mais na dedicação e na insistência do que na qualidade e na organização.

FATOR CAMPO
O Criciúma é o segundo pior visitante da Série B, com apenas uma vitória em 14 jogos como visitante. O Coxa está em segundo lugar no ranking de mandantes, com 10 vitórias, 2 empates e 3 derrotas em casa.

ARTILHEIRO
O atacante Robson chegou a 6 gols em 13 jogos. É o vice-artilheiro do Coritiba na Série B. Só fica atrás de Rodrigão, que tem 12 gols em 25 jogos na competição.

ESCALAÇÃO
O técnico Jorginho promoveu duas mudanças no Coritiba. Uma foi a saída do volante Matheus Sales, suspenso, para a entrada de Serginho, 33 anos, que fez sua primeira partida como titular no novo clube. A segunda foi a saída do ponta Nathan para a entrada do centroavante Igor Jesus, que cumpriu suspensão na última rodada.

Já o Criciúma não tinha Carlos Eduardo, Eduardo e Liel. O técnico Roberto Cavalo usou o esquema tático 4-2-3-1.

ESQUEMA TÁTICO
Jorginho abandonou o esquema tático 4-2-3-1 e adotou o 4-3-1-2. Serginho era o volante centralizado, com Thiago Lopes (direita) e Alano (esquerda) ajudando na circulação de bola e na marcação. Rafinha era o meia ofensivo centralizado. O ataque tinha Igor Jesus e Robson.

PRIMEIRO TEMPO
Com novo esquema tático, o Coritiba demorou para se encontrar em campo. Depois de 20 minutos, o time passou a atacar com facilidade e criou quatro boas chances. A melhor foi um chute na trave de Robson, aos 22. No entanto, se o novo formato funcionou ofensivamente, deixou a equipe totalmente vulnerável nos contra-ataques. O Criciúma teve facilidade nos contragolpes e levou perigo em três momentos.

SEGUNDO TEMPO
No intervalo, Jorginho promoveu duas mudanças: saíram o volante Serginho e o meia Thiago Lopes e entraram o volante Vitor Carvalho e o meia Luiz Henrique. O Coxa melhorou defensivamente, mas perdeu força ofensiva. Aos 21, troca de centroavante: saiu Igor Jesus e entrou Rodrigão. Aos 24, Foguinho parou ataque de Alano, levou o 2º amarelo no jogo e acabou expulso. O Criciúma ficou com um jogador a menos. O time paranaense aumentou a pressão e criou quatro boas chances para abrir o placar, mas Rodrigão desperdiçou as três melhores. O gol só veio aos 33, em cruzamento perfeito de Diogo Mateus e cabeceio de Robson.

ESTATÍSTICAS
Nos 90 minutos, o Coritiba somou 13 finalizações (2 certas), 60% de posse de bola, 84% de acerto nos passes e 2 escanteios. O Criciúma obteve 9 finalizações (3 certas), 40% de posse de bola, 69% de acerto nos passes e 6 escanteios. Os números são do site Sofascore.

CORITIBA 1×0 CRICIÚMA
Coritiba: Alex Muralha; Diogo Mateus, Romércio, Sabino e Patrick Brey; Serginho (Vitor Carvalho), Juan Alano e Thiago Lopes (Luiz Henrique); Rafinha; Robson e Igor Jesus (Rodrigão). Técnico: Jorginho
Criciúma: Luiz; Andrew, Sandro, Thales (Luquinha) e Marlon; Jean Mangabeira e Foguinho; Wesley, Daniel Costa e Vinicius; Léo Gamalho (Derlan). Técnico: Roberto Cavalo
Gol: Robson (33-2º)
Expulsões: Foguinho (24-2º)
Cartões amarelos: Foguinho, Sandro, Luiz, Jean Mangabeira (Cri). Robson, Patrick Brey (Coxa)
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
Público: 17.630 pagantes
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
5 – Falta perto da área. Daniel Costa cobra perto, ao lado do gol.
10 – Gamalho faz o pivô e ajeita para Vinícius, que chuta de fora da área. Muralha segura no centro do gol.
22 – Robson chuta de fora da área. A bola bate na trave.
27 – Boa jogada do Coxa. Alano chuta e o goleiro defende.
37 – Wesley parte da ponta, corta para dentro e chuta forte, de longe. Muralha espalma no canto.
43 – Patrick Brey cruza rasteiro. Robson e Igor Jesus perdem o gol na área.
44 – Contra-ataque. O Criciúma chega com perigo. Vinícius invade a área e chuta cruzado, ao lado.

Segundo tempo
3 – Falta no meio-campo. Diogo Mateus lança para a área. Sabino desvia e o goleiro pega no canto.
7 – Rafinha chuta de fora da área. A bola passa perto.
17 – Contra-ataque. Gamalho recebe livre na área e chuta cruzado, para fora.
23 – Andrew cruza na pequena área, com perigo. Romércio mergulha e salva antes que Gamalho finalize.
25 – Lançamento na medida para Rodrigão. Ele ganha do zagueiro, invade a área e chuta para fora.
27 – Boa jogada do Coxa. Alano recebe na área e ajeita para Rodrigão, mas o zagueiro corta e salva.
29 – Diogo Mateus cobra escanteio. Rodrigão cabeceia ao lado.
33 – Gol do Coritiba. Diogo Mateus cruza da direita. Robson mergulha e cabeceia no canto.