No confronto entre o 2º pior mandante e o pior visitante, deu Vasco. Jogando em Macaé, no Moacyrzão, a equipe cruz-maltina contou com ótima atuação do meia Marlone e os gols do atacante Edmílson nesta noite de sábado (2) para chegar à vitória por 2 a 1 contra o Coritiba – Luccas Claro ainda descontou para a equipe paranaense.

Com o resultado, o Coritiba estaciona nos 40 pontos, permanecendo na 14ª colocação. O fantasma do rebaixamento, contudo, volta a atormentar a equipe alviverde, que agora está apenas quatro pontos na frente do Vasco, que sobe para a 17ª colocação e se mantém vivo na luta contra o descenso.  

O Jogo

Mesmo jogando diante de sua torcida, o Vasco adotou uma postura mais defensiva, marcando em seu próprio campo e apostando nos contra-ataques. O Coritiba tinha maior posse de bola (o time paranaense chegou a ter 63% da posse), mas não conseguia criar.

As primeiras chances de gol foram dos donos da casa. Batendo cabeça, a defesa coxa-branca fazia muitas faltas perto da área e Luccas Claro (1,82m) e Leandro Almeida (1,88m) perdiam as disputas de bola aérea para Edmílson (1,83m) .

Aos 18 minutos do 1º tempo, Juninho Pernambucano teve de deixar o campo, lesionado. O destino contudo, foi irônico. Aos 26 minutos, o Vasco teve uma chance na bola para pela esquerda. Sem o meia de 38 anos em campo, Marlone, 21, foi o encarregado da cobrança. E colocou a bola na cabeça de Edmilson, que abriu o placar no Moacyrzão.

Com a vantagem no placar, o Vasco recuou. Para o segundo tempo, Adilson Batista sacou o volante Francismar e colocou em campo o zagueiro Renato Silva. A equipe carioca, que antes jogava no 4-2-3-1, passou a atuar no 3-5-2, com Marlone passando a atuar mais avançado.

E o jovem meia-atacante vascaíno estava em uma noite inspirada. Aos 28 minutos da 2ª etapa, ele recebeu na esquerda, passou por Júlio César, Gil e Junior Urso e cruzou para Edmilson. Segunda assistência do jogador de 21 anos e segundo gol do atacante de 31 anos.

Antes do fim da partida, o Coxa ainda conseguiu reduzir a diferença, com Luccas Claro aproveitando cobrança de falta de Robinho. Não foi o suficiente, contudo, para a equipe conseguir pontos em Macaé e evitar sua décima derrota em 16 partidas fora de casa.

VASCO 2 x 1 CORITIBA
Vasco: Alessandro, Fágner (Reginaldo), Jomar, Cris e Yotún; Pedro Ken, Wendel, Juninho (Abuda) e Francismar (Renato Silva); Marlone e Edmílson. Técnico: Adilson Batista.
Coritiba: Vanderlei; Gil, Leandro Almeida, Luccas Claro e Carlinhos; Willian, Júnior Urso (Lincoln), Robinho e Alex (Deivid); Geraldo (Vitor Júnior) e Júlio César. Técnico: Péricles Chamusca
Gols: Edmílson (26-1º e 28-2º) e Luccas Claro (36-2º)
Árbitro: Márcio Chagas da Silva (RS)
Cartões Amarelos: Leandro Almeida, Gil, Carlinhos (C); Edmílson, Abuda, Wendel, Renato Silva (V)
Público Pagante: 6.615
Renda: R$ 75.140,00
Local: Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, em Macaé, sábado às 19h30

Principais Lances
Primeiro Tempo:

6’ Juninho cobra falta com curva, Vanderlei falhana hora de segurar e solta na cabeça de Edmílson, que manda para fora.

16’ Fágner faz jogada em velocidade pela direita, chega na linha de fundo e cruza para a área. Edmilson sobe mais que a zaga e desvia, mas manda para fora.

20’ Na jogada ensaiada, Alex lança no primeiro pau para Willian, que cruza buscando Júlio César. O atacante não chega e a bola sai pela lateral.

26’ Gol do Vasco!
Marlone cobra falta da esquerda para a área, Edmilson aparece livre na área e marca de cabeça.

44’ Júlio César cobra falta de longe, com muita força. A bola desvia na barreira e quase engana Alessandro, que pratica grande defesa.

Segundo Tempo:

14’ Vitor Junior tabela com Júlio César e sai cara a cara com Alessandro. O goleiro cruz-maltino cresce para cima do atacante alviverde e faz grande defesa.

15’ Yotún lança para Fágner, que chuta cruzado. Vanderlei defende, mas dá o rebote. Edmilson tenta de cabeça. O goleiro coxa-branca faz nova defesa.

18’ Robinho aparece na direita e cruza rasteiro para o meio da área. Junior Urso aparece de trás da zaga para chutar, mas manda longe do gol.

28’ Gol do Vasco!
Marlone passa por três marcadores na esquerda, invade a área e cruza rasteiro para Edmílson, que só tem o trabalho de empurrar para o fundo das redes.

33’ Yotún cruza rasteiro pela esquerda para Pedro Ken, livre dentro da área, chutar por cima.

36’ Gol do Coritiba! Robinho cobra falta da esquerda, cruzando para Luccas Claro. Bem posicionado dentro da área, o zagueiro alviverde desvia e marca de cabeça.