Sub-23

Coritiba perde para o atual campeão e fica na lanterna do Brasileiro de Aspirantes

Coritiba 0x2 Ceará: derrota no Couto Pereira
Coritiba 0x2 Ceará: derrota no Couto Pereira (Foto: Divulgação/Coritiba)

O Coritiba perdeu por 2 a 0 para o Ceará, no Couto Pereira, na tarde dessa sexta-feira (23), pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro de Aspirantes. Com o resultado, o time paranaense ficou em último lugar do Grupo B, com 4 pontos em 6 jogos. A equipe cearense está em segundo lugar do Grupo A e, na edição de 2020, conquistou o título da competição.

O Coxa tem mais dois jogos para tentar a classificação para a próxima fase. O próximo também é em casa, contra o Vitória, quinta-feira (29), às 15h. Depois, a equipe pega a Ponte Preta, fora. O time paranaense precisa vencer os dois jogos e torcer por uma combinação de resultados.

REGULAMENTO
A competição é destinada os times sub-23, mas cada equipe pode escalar quatro jogadores acima de 23 anos (um goleiro e três 'na linha').

Na primeira fase da competição, os 16 clubes participantes são divididos em dois grupos de oito times cada. O Coritiba está no B, ao lado de Avaí, Fortaleza, CRB, Fluminense, Bahia, Santos e Bragantino. O grupo A tem Ceará, Corinthians, Grêmio, Vitória, Juventude, Figueirense, Cuiabá e Ponte Preta. Os clubes do grupo A enfrentam os clubes do Grupo B e estarão classificados para a fase seguinte os quatro primeiros colocados de cada grupo. Na 2ª fase, os oito clubes classificados são divididos em dois grupos (C e D) e jogam entre si, dentro de cada grupo, em ida e volta.

ESCALAÇÃO
Comandado pelo técnico Alan Ribeiro, o Coritiba jogou com Marcão, Diogo Batista, Thalisson Gabriel, Marcio Silva, Maicky e Angelo (Gabriel F.); Ruan Lucas (Robinho), Bernardo, Luizão (Guilherme Sales), Biel e Kaio Lima.

CAMPANHA
1ª rodada, Coritiba 3x0 Juventude
2ª rodada, Grêmio 3x1 Coritiba
3ª rodada, Corinthians 3x1 Coritiba
4ª rodada, Coritiba 0x0 Cuiabá
5ª rodada, Figueirense 3x2 Coritiba
6ª rodada, Coritiba 0x2 Ceará

O JOGO
O primeiro tempo foi de poucas chances de gol para os dois lados. Luizão, aos 19’, quase marcou, ficando de cara com o goleiro, que defendeu. Pouco depois foi a vez de Angelo arricar, bem no canto, quando lançado na área.

Aos 27’, pênalti para o Ceará. Foi aí que a estrela do goleiro Marcão brilhou, defendendo a cobrança e impedindo que o time visitante abrisse o placar.

Marcão fez mais uma bela defesa, aos 41', quando a equipe cearense chegou da direita e finalizou de dentro da pequena área.

Logo no início do 2º tempo, o Coxa teve chance com o zagueiro Thalisson, que cabeceou, mas a bola passou pelo lado. Aos cinco, porém, o Ceará abriu o placar.

O Coxa seguia buscando o seu espaço, correndo atrás do prejuízo. Ruan Lucas teve chance quando chegou pela direita e cruzou para a defesa do goleiro.

Aos 28’, o Diogo Batista mandou de dentro da área, mas foi por cima do gol. O segundo gol do Ceará veio aos 33’. O Coxa cresceu nos minutos finais, chegando mais na área, tentando a finalização, mas o resultado terminou em 2x0 para o Ceará.

HISTÓRIA
O Brasileirão de Aspirantes começou a ser disputado no formato atual em 2017. Naquele ano, o Internacional foi campeão. O Coritiba foi eliminado na primeira fase, após duas vitórias, um empate e uma derrota. Ficou em terceiro lugar do grupo, atrás de Inter e São Paulo.

Em 2018, o título ficou com o São Paulo, que eliminou o Coritiba nas semifinais. No total, o time paranaense somou seis vitórias, quatro empates e seis derrotas naquela edição.

Em 2019, o campeão foi o Internacional. O Coritiba caiu na primeira fase, ao terminar em 5º lugar entre os oito participantes do Grupo A. Terminou com quatro vitórias, um empate e três derrotas.

Em 2020, o Ceará ficou com o título e o Coritiba terminou em penúltimo lugar.