Divulgação/LEC/Gustavo Oliveira – Jou00e3o Paulo

O Coritiba perdeu por 3 a 2 para o Londrina, nessa terça-feira (dia 29) à noite, no Estádio do Café, pela 8ª rodada da Série B. Com o resultado, o time da capital ficou em 4º lugar, com 14 pontos. Até o complemento da rodada, no sábado, pode perder mais três posições na tabela. A equipe do Interior está na 10ª colocação, com 11 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

A última vitória do Coritiba como visitante foi em 22 de fevereiro (2 a 0 sobre o Uberlândia, pela Copa do Brasil). Depois disso, foram cinco derrotas e dois empates fora de casa. O jejum já dura três meses. 

A partida em Londrina marcou a primeira derrota do técnico Eduardo Baptista no Coritiba. Ele completou seis jogos no comando da equipe — foram três vitórias e dois empates nas partidas anteriores.

O resultado encerrou duas séries de resultados. O Coritiba vinha de seis jogos sem perder. O Londrina não vencia há quatro rodadas. 

DESEMPENHO
Assim como nas demais partidas como visitante na Série B, o Coritiba teve novamente uma atuação irregular. Até mostrou boas jogadas com o trio Alisson Farias, Pablo e Yan Sasse, mas não contou com a colaboração do seu centroavante, Bruno Moraes, que teve fraca atuação. Sem a bola, o time sofreu demais nas bolas paradas e nas jogadas aéreas. Também foi frágil na marcação pelos lados do campo. "A bola aérea a gente precisa trabalhar, ver o que aconteceu. Perdemos muitos confrontos aéreos. Assim aconteceram os três gols deles", disse Eduardo Baptista, após o jogo.

WILSON
O goleiro Wilson, 34 anos, marcou um gol na partida, convertendo uma penalidade. Foi o quinto dele pelo Coritiba – quatro em penalidades e um de cabeça, após escanteio.

ESCALAÇÕES
O Coritiba não tinha Chiquinho, Vitor Carvalho e Carlos César, em recuperação. O esquema tático foi o mesmo 4-2-3-1 das últimas rodadas. No Londrina, os desfalques eram Dagoberto, Luizão, Patrick Vieira, Igor Miranda, Anderson Leite, Romisson, Lucas Costa e Lorenzi.

PRIMEIRO TEMPO
O Londrina forçou o jogo pelas pontas e levou a melhor no primeiro tempo. Criou várias jogadas com apoio dos laterais Reginaldo (ex-Coritiba) e Roberto (ex-Atlético-PR). E contou com dribles dos pontas Safira e Felipe Marques. O Coxa sofreu e só levou perigo em alguns contra-ataques. O placar de finalizações da primeira etapa demonstrou o domínio do Tubarão: 10 a 6. O time do Interior abriu o placar aos 10 minutos, em cruzamento de falta de Roberto e cabeceio de Paulo Henrique, ex-Paraná Clube. O Coxa empatou logo em seguida, aos 14. Pablo puxou contra-ataque, passou por Roberto e tocou para Alisson Farias chutar.

SEGUNDO TEMPO
No intervalo, saiu João Paulo e entrou Vinícius Kiss. O Coxa seguiu sofrendo pressão. Aos 5 minutos, a bola tocou no braço de Thalisson Kelven, dentro da área. O árbitro marcou pênalti. Germano cobrou e fez 2 a 1 para o Londrina. O time da capital empatou aos 12, em cobrança de pênalti de Wilson. A penalidade foi cometida pelo zagueiro Leandro Almeida, ex-Coritiba. A bola parada voltou a castigar o Coxa aos 23. Roberto bateu escanteio e provocou um bate e rebate. A bola sobrou para Silvio (ex-Paraná Clube) chutar e marcar 3 a 2. Aos 25, Baptista tirou o volante Simião e colocou o meia Jean Carlos. O Coxa partiu para a pressão total, mas levou pouco perigo.

ESTREIA
O Londrina estreou o atacante Thiago Ribeiro (32 anos, ex-Cruzeiro, Santos e Atlético-MG). Ele entrou aos 32 do 2º. 

ESTATÍSTICAS
Ao final dos 90 minutos, o Coritiba somou 57% de posse de bola, 14 finalizações (3 certas), 89% de precisão nos passes e 5 escanteios. O Londrina teve 43% de posse de bola, 18 arremates (7 certos), 89% nos passes e 6 escanteios. Os dados são do Footstats.

LONDRINA 3 x 2 CORITIBA
Londrina: Vagner; Reginaldo, Dirceu, Leandro Almeida e Roberto; Silvio (Jardel), Moisés, Felipe Marques (Thiago Ribeiro), Germano e Safira; Paulo Henrique. Técnico: Marquinho Santos
Coritiba: Wilson; Leandro Silva, Thalisson Kelven, Alex Alves e Abner; João Paulo (Vinícius Kiss), Simião (Jean Carlos), Alisson Farias, Yan Sasse e Pablo (Iago Dias); Bruno Moraes. Técnico: Eduardo Baptista
Gols: Paulo Henrique (10-1º), Alisson Farias (14-1º), Germano (5-2º), Wilson (12-2º) e Silvio (23-2º)
Cartões amarelos: Safira, Silvio, Reginaldo (L). Alex Alves (C).
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Público: 902 pagantes
Local: Couto Pereira

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo

1 – Reginaldo cruza rasteiro. Paulo Henrique chuta. Alex Alves bloqueio. Germano pega o rebote fora da área e chuta ao lado.
10 – Gol do Londrina. Falta na direita. Roberto cruza. Paulo Henrique cabeceia livre e marca.
13 – Moisés cruza rasteiro. Paulo Henrique finaliza. A zaga salva.
14 – Gol do Coritiba. Pablo puxa contra-ataque, invade a área e rola para Alisson Farias marcar.
21 – Roberto cruza. A bola bate na linha da pequena área. Wilson falha. Felipe Marques cabeceia para fora.
27 – Simião cruza. A defesa tira antes que Alisson Farias finalize.
36 – Falta na direita. Roberto cruza. Silvio ajeita de cabeça para a pequena área. Bruno Moraes tira o perigo.
37 – Felipe Marques solta a bomba de longe. Wilson espalma para escanteio.
41 – Yan Sasse chuta forte. A bola desvia na zaga e sobra livre para Bruno Moraes, que chuta para fora.
42 – Paulo Henrique rola para Roberto, na área. Ele chuta e Wilson salva.

Segundo tempo
3 – Germano recebe na área e chuta cruzado. Wilson espalma.
4 – Cruzamento. A bola toca no braço de Thalisson Kelven. O árbitro marca pênalti. 
5 – Gol do Londrina. Germano cobra no cantinho, à direita de Wilson, que não alcança.
9 – Escanteio. Leandro Almeida corta com o braço. Pênalti.
12 – Gol do Coritiba. Wilson cobra à esquerda do goleiro, que cai para o outro lado.
14 – Abner cruza. Pablo tenta o cabeceio, mas erra a bola.
17 – Cobrança de lateral para a área. Safira gira e chuta perto, sobre o gol.
18 – Yan Sasse passa por dois e cruza rasteiro. Alisson Farias chuta. O goleiro salva.
21 – Alisson Farias cruza. Leandro Silva cabeceia perto, ao lado do gol.
23 – Gol do Londrina. Roberto cobra escanteio. Depois de bate e rebate, a bola sobra para Silvio, na cara do gol. Ele chuta e marca.
27 – Contra-ataque. Paulo Henrique invade a área e chuta perto, ao lado.
30 – Safira invade a área e chuta forte. Wilson espalma.