Divulgação/Thomaz Marostegan/Guarani FC – Todinho: artilheiro do Guarani na Série B

O Coritiba pode trazer dois reforços do Guarani. Além do ponta Waguininho, outro jogador que disputou a Série B pelo clube de Campinas está na mira: o ponta Júnior Todinho, 27 anos. A informação foi divulgada pelo repórter Lucas Rossafa.

O contrato de Todinho com o Guarani encerrou após a Série B e o jogador está livre no mercado.

Na Série B de 2020, ele atuou em 22 das 38 rodadas (20 como titular). Marcou cinco gols e fez quatro assistências. Foi o artilheiro do Guarani na competição e líder em assistências. Teve nota média de 6,83 no ranking de desempenho do Sofascore — foi o 10º melhor do time e 161º da competição.

Revelado pelo Serrano-BA, o jogador passou por Grapiúna, Vitória da Conquista, Vitória e Cuiabá.

A diretoria do Coritiba negou interesse em Todinho. 

Waguininho também está em final de contrato e virá sem custos para o Coritiba. Outros três jogadores estão livres no mercado (sem vínculo com outras equipes) e devem ser anunciados em breve como reforços do Coritiba: o zagueiro Luciano Castán, o volante Jhony Douglas e o volante/lateral Val.

LUCIANO CASTÁN
Luciano Castán, 31 anos, foi titular do CSA na Série B de 2020, atuando em 35 das 38 rodadas. No ranking de desempenho do Sofascore, teve nota média de 7,01, ficando em 9º lugar entre os zagueiros — os melhores foram Luiz Otávio (Chapecoense) com 7,35 e Manoel (Cruzeiro) com 7,13.

JHONY DOUGLAS
O volante Jhony Douglas, 23 anos, foi um dos destaques do Paraná Clube no primeiro turno da Série B, quando a equipe passou a maior parte do tempo no G4. Disputou 26 jogos na competição. Foi o terceiro jogador do time com mais participação direta em gols na segunda divisão nacional, marcando três gols e somando quatro assistências — ficou atrás apenas do centroavante Bruno Gomes e do meia Renan Bressan. Ele não renovou contrato com o clube da Vila Capanema e está livre no mercado.

VAL
Valdemir de Oliveira Soares, o Val, foi revelado pelo Botafogo-SP e já atuou por Internacional (entre 2015 e 2017 e em 2019), por Brasil-RS (2018) e por ABC-RN (2019). No ranking de desempenho do Sofascore, Val foi o terceiro melhor jogador do Botafogo-SP na Série B 2020, com nota média 7,02, atrás do lateral Jeferson (7,10) e do centroavante Wellington (7,03). Ele não marcou gols e fez 3 assistências em 30 jogos na competição.

ESFRIOU
O Coritiba ainda estuda a possibilidade de contratar o meia-atacante Valdeci, 26 anos, ex-Alto Santo, Portuguesa, Resende, Ferroviário e Sportivo Luqueño-PAR. Ele marcou três gols em 24 jogos pelo clube paraguaio na temporada 2020. Das 24 partidas, foi titular em 12 e entrou como substituto em 12.

NÃO VEM MAIS
O zagueiro Thales, 27 anos, chegou a estar no radar do Coritiba, mas acertou com o Guarani. O jogador disputou 21 jogos pelo Paraná Clube em 2020. Saiu após sete rodadas da Série B, quando o time estava no G4 da Série B. Acertou com o Ankaraspor, da segunda divisão da Turquia. Disputou apenas sete partidas no clube turco e rescindiu contrato. Estava livre no mercado, sem contrato.

WAGUININHO
O ponta Waguininho, 30 anos, atuou pelo Guarani na Série B 2020. O jogador, de 1,78 m, fez quatro gols e uma assistência nos 22 jogos pelo Guarani na Série B de 2020. No ranking de desempenho do Sofascore, ele foi o 15º melhor jogador do clube na competição, com nota média 6,79. Destro, Waguininho passou a maior parte da temporada atuando na ponta-esquerda, mas chegou a ser utilizado como centroavante e também no lado direito do setor ofensivo. Revelado pelo São Vicente (SP), o jogador ficou no futebol paulista até 2015. Após atuar por Mogi Mirim (SP) e Oeste, ele foi contratado pelo Bucheon, da Coreia do Sul, em 2016. Ficou no futebol coreano até 2019. Retornou a Guarani em 2020.