Dia 8 de julho de 2011. Com gols de Davi, Bill e Willian, o Coritiba venceu o Vasco por 3 a 2. Venceu, mas não comemorou. A partida disputada no Couto Pereira era a segunda da decisão da Copa do Brasil. Como perdera por 1 a 0 na partida de ida, em São Januário, o Coxa viu a taça inédita e o sonho da Libertadores ficarem com o Vasco.

Naquele mesmo ano, o Coritiba lutou até a última rodada pela vaga na Libertadores. O Vasco, por sua vez, lutou até a última rodada pelo título Brasileiro. Os cariocas acabaram tendo de se contentar com o vice-campeonato e o Coxa, com a Sul-Americana.

Dois anos depois, Vasco e Coritiba se reencontram em momentos bastante distintos dos vividos sob o comando de Ricardo Gomes e Marcelo Oliveira, respectivamente. O vice-campeão brasileiro de 2011 aparece hoje na 18 colocação no nacional, com 33 pontos em 31 partidas e 66,7% de chances de cair.

No Coritiba, a situação é bem mais tranquila, especialmente após as vitórias no Couto Pereira contra Cruzeiro e Grêmio, que jogaram os paranaenses para a 13ª colocação, com 40 pontos e 8,8% de chances de rebaixamento.

Batalha naval

Se vencer o Vasco na partida do próximo sábado (02/11), no Moacyrzão, em Macaé, o Coritiba pode afundar de vez a nau vascaína e estragar a estria do novo comandante da equipe cruz-maltina, Adilson Batista, que chegou a ser cotado no Alto da Glória após a demissão de Marquinhos Santos. Péricles Chamusca, contudo, acabou sendo o escolhido.

Se conseguir os três pontos no Rio de Janeiro, o Coritiba pode saltar para a 10ª colocação e abrir 10 pontos de vantagem para a Zona de Rebaixamento. Já o Vasco, se derrotado, pode acabar a rodada na penúltima colocação e ainda ver o 16º colocado, o Fluminense, abrir até seis pontos de diferença para o arquirrival, faltando apenas seis rodadas para o fim do campeonato.

Jejum

Após vencer a segunda partida da decisão da Copa do Brasil, o Coritiba nunca mais venceu o Vasco. Foram quatro partidas desde então, com três vitórias vascaínas e um empate. No 1º turno do Brasileiro deste ano, o meia Pedro Ken, revelado pelo Coxa, marcou o gol que decretou a vitória vascaína pelo placar mínimo no Couto Pereira.