Com a definição dos últimos classificados para as oitavas de final da Copa do Brasil, na noite da última quarta-feira (24), também foram definidos os oito clubes que irão disputar junto com o atual campeão São Paulo a Copa Sul-Americana em 2013. O Coritiba, única equipe paranaense que irá disputar a competição, conheceu seu adversário: será o Vitória.

Quarto colocado da Série B do ano passado, a equipe baiana conseguiu a vaga na Sul-Americana graças às novas regras da CBF. Agora, as vagas para a competição continental ficam com os oito times que, dentre os eliminados antes das oitavas de final da Copa do Brasil, tiveram melhor desempenho no Brasileirão 2012. Na lista de prioridade nas vagas na Sul-Americana, porém, estavam primeiro os quatro times que subiram da Série B para a Série A em 2012 e só depois os que fizeram caminho contrário, como o Sport, que apesar de ter sido rebaixado no Brasileirão, irá disputar a Sul-Americana, encarando o Naútico.

Reencontro

Em 2009, Coritiba e Vitória se enfrentaram na primeira fase da Copa Sul-Americana. E quem se deu melhor foram os baianos: após vencerem por 2 a 0 jogando em Salvador, no jogo de ida, e perderem no Couto Pereira pelo mesmo placar, a equipe rubro-negra conseguiu avanças às oitavas-de-final da competição vencendo o Coxa nos pênaltis por 5 a 3.

As equipes também irão se encontrar neste domino (28), no Couto Pereira, pelo Brasileirão. Terceiro colocado, o Coritiba tenta retomar a liderança do campeonato às 18h30, enquanto o Vitória, quinto colocado, tenta entrar na zona de classificação para a Libertadores e se aproximar da liderança.

Classificados e confrontos

As equipes brasileiras que irão jogar a Sul-Americana são: (12º do Brasileirão), Coritiba (13º), Ponte Preta (14º), Bahia (15º), Portuguesa (16º), Criciúma (segundo da Série B), Vitória (quarto da Série B) e Sport (17º do Brasileirão). Classificado às oitavas de final da Copa do Brasil, o Atlético Paranaense fica de fora do campeonato.

No cruzamento de jogos, ficou definido que Náutico e Sport farão o clássico pernambucano, a Ponte Preta estreará em competições internacionais contra o Criciúma, enquanto a Portuguesa, outra estreante, jogará diante do Bahia.

O São Paulo, por ter sido campeão da Sul-Americana em 2012, vai entrar direto nas oitavas de final do torneio nesta edição e, por conta desta participação, não poderá jogar a Copa do Brasil.