Valquir Aureliano – Andrey: volante com mais gols no Brasileirão 2022

O volante Andrey, 24 anos, e o ponta Igor Paixão, 21 anos, são os dois melhores jogadores do Campeonato Brasileiro 2022. É o que mostra o ranking de desempenho do site inglês WhoScored. Os dois jogadores do Coritiba estão empatados no primeiro lugar, com nota média 7,77, e aparecem à frente de Arrascaeta (Flamengo), Calleri (São Paulo) e Hulk (Atlético-MG), que são o 3º, o 4º e o 5º colocados, com notas 7,63, 7,60 e 7,54.

O WhoScored acompanha o Campeonato Brasileiro desde 2013, atribuindo nota de 0 a 10 para cada jogador em todas as partidas da competição. O site explica que decide a nota com base em mais de 200 estatísticas (como gols, assistências, passes, dribles, desarmes, faltas, falhas individuais e jogo aéreo, por exemplo). O ranking é atualizado após o término de cada jogo da competição.

Outro jogador do Coritiba em alta no WhoScored é o lateral-esquerdo Egídio, 35 anos, em 8º lugar no ranking, com nota média 7,39.

A seleção provisória do WhoScored, após seis rodadas, tem três jogadores do Coritiba: Andrey, Igor Paixão e Egídio.

Seleção provisória do Brasileirão 2022 do WhoScored, após seis rodadas. Imagem: Reprodução/WhoScored.com

Só entram para o ranking do site inglês jogadores que atuaram pelo menos metade da competição. Ou seja, ao final do torneio, serão necessárias 19 partidas. Nesse momento, após seis rodadas, o jogador precisa ter entrado em campo em três rodadas. No total, 366 atletas dos 20 clubes já atingiram esse limite.

Andrey tem três gols em cinco jogos. É o volante com mais gols na competição. Igor Paixão soma dois gols e duas assistências em cinco partidas. Egídio tem duas assistências na Série A 2022 e, nesse quesito, só fica atrás de Arrascaeta e Raphael Veiga, que fizerm três assistências cada.

SOFASCORE
O Sofascore utiliza uma metodologia semelhante ao WhoScored e começou a dar notas para os jogadores do Brasileirão em 2016. Na edição 2022, considerando o limite de jogos (metade da competição), os melhores são o zagueiro/volante Willian Arão (7,67) e Arrascaeta (7,67), ambos do Flamengo, seguidos pelo zagueiro Maicon, do Santos, com 7,60. O quarto melhor da competição é Andrey, do Coritiba, com 7,56. Nesse ranking, Igor Paixão é o 9º colocado, com 7,40, e Egídio, o 11º, com 7,38.

Os melhores da Série A 2022, após seis rodadas, segundo o Sofascore. Imagem: Reprodução/Sofascore