Divulgação/Coritiba – Patrick Vieira: pior lateral-direito do Brasileirão até o momento

O Coritiba tem três jogadores em seleção com os piores jogadores das primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro. O Bem Paraná utilizou o ranking do site WhoScored para montar uma equipe com os 11 com o pior desempenho. Foi adotado o limite mínimo de três partidas disputadas, que também é usado na seleção dos melhores do site inglês.

Na equipe dos piores, formada no esquema tático 4-3-3, o Coritiba tem três jogadores: o lateral-direito Patrick Vieira, o volante Renê Júnior e o meia Yan Sasse.

A SELEÇÃO DOS PIORES
Com base nas notas atribuídas pelo site WhoScored

Posição

Jogador

Clube

Nota média

Goleiro          

Diego Alves

Flamengo

5,94

Lateral-direito

Patrick Vieira

Coritiba

6,10

Zagueiro

Quintero

Fortaleza

6,12

Zagueiro

Fabrício Bruno

Bragantino

6,12

Lateral-esquerdo

Weverson

Bragantino

6,08

Volante

Renê Júnior

Coritiba

5,79

Meia

Yan Sasse

Coritiba

5,89

Meia

Mariano Vázquez

Fortaleza

6,02

Atacante

Ronaldo Silva

Sport

5,75

Atacante

Junior Brandão

Atlético-GO

5,97

Centroavante

Pedro

Flamengo

5,94

 

Entre os 11 da seleção dos piores, estão seis jogadores que já foram expulsos nas primeiras rodadas do Brasileirão: Yan Sasse, Renê Júnior, Ronaldo Silva, Diego Alves, Fabrício Bruno e Quintero. O cartão vermelho tem peso decisivo nas notas, que são divulgadas jogo a jogo pelo WhoScored.

Pelo Coritiba, Yan Sasse levou cartão vermelho aos 15 minutos de jogo contra o Corinthians (derrota por 3 a 1) e terminou aquela partida com nota 5,07. Nas outras duas atuações (contra Flamengo e Bahia), ele teve notas 6,55 e 6,06.

Renê Júnior foi expulso aos 12 minutos do 2º tempo contra o Flamengo e terminou o jogo com nota 4,83. Contra Bahia e Internacional, recebeu notas 6,41 e 6,13.

O WhoScored considera mais de 200 tipos de estatísticas para atribuir as notas aos jogadores, como gols, assistências, passes decisivos, passes, lançamentos, desarmes, faltas, duelos aéreos e dribles. O setor do campo onde esses eventos ocorrem também são levados em conta.

OS MELHORES
O site inglês não divulga ‘seleções dos piores’, apenas uma equipe com os melhores, que é atualizada a cada rodada. É adotado sempre um filtro, incluindo apenas jogadores que atuaram em pelo menos metade das rodadas da competição.

No Brasileirão 2020, o Coritiba não tem jogadores entre os 11 melhores. O melhor posicionado no ranking do WhoScored é o goleiro Wilson, em 45º lugar, com nota média 7,05. Entre os goleiros, ele é o 5º colocado (considerando o limite de jogos).

Depois de Wilson, as melhores notas médias do Coritiba no Brasileirão são Galdezani (6,89), William Matheus (6,88), Sabino (6,78) e Rhodolfo (6,68). Os piores são Renê Júnior (5,79), Yan Sasse (5,89), Ruy (6,06), Patrick Vieira (6,10) e Nathan Silva (6,11).

A SELEÇÃO DOS MELHORES DO WHOSCORED