Coritiba e Corinthians se encontram na noite desta quarta-feira (13), no Couto Pereira. Dois times que se esperava muito nesta temporada, mas que produziram pouco. Dois times que se enfrentam a partir das 21h50 com apenas um pensamento: exterminar as chances de rebaixamento e, finalmente, respirar.

Com 41 pontos em 33 jogos, o Coxa aparece na 13ª colocação, cinco pontos acima da zona de rebaixamento. Já o Corinthians está uma posição acima dos paranaenses, com 45 pontos. Segundo os matemáticos, uma equipe com 46 pontos pode se considerar livre dos riscos de rebaixamento.

Expectativas não cumpridas

Campeão da Libertadores e do Mundial em 2012 e campeão Paulista neste ano, o Corinthians entrou no Brasileirão deste ano com apenas um pensamento: título.

Contudo, o elenco corintiano, um dos mais caros do país, não conseguiu corresponder, em especial após a saída de Paulinho, vendido ao Tottenham, da Inglaterra, ainda no começo do Brasileiro.

No 1º turno, a equipe paulista fez a 5ª melhor campanha, com 30 pontos em 19 jogos, aproveitamento de 52,63%. No returno, contudo, as coisas desandaram de vez: foram apenas 15 pontos em 14 jogos, aproveitamento de 35,71%.

No Coritiba, a situação é bastante parecida. No primeiro semestre, o tetracampeonato estadual. No Brasileiro, um começo arrasados, com 10 jogos sem derrota e até mesmo a liderança do campeonato. A equipe, porém, não conseguiu manter a boa fase por muito tempo. No primeiro turno, a oitava colocação e 28 pontos conquistados, um aproveitamento de 49,12%. No segundo turno, a situação piorou ainda mais. O time começou a flertar com o rebaixamento perigosamente, Marquinhos Santos foi demitido, Péricles Chamusca foi contratado. Em 14 jogos, 13 pontos e aproveitamento de 30,95%, a pior campanha da segunda metade do campeonato.

Freguês?

No histórico de confrontos pelo Brasileiro e a Copa do Brasil, a vantagem corintiana é grande: 18 vitórias, 11 derrotas e 5 empates, com 43 gols marcados e 32 gols sofridos.

A vantagem da equipe paulista foi construída, principalmente, a partir de 2004. Desde aquele ano, foram 11 partidas entre paulistas e paranaenses, com oito vitórias para o Timão, dois empates e apenas um triunfo coxa-branca, em setembro de 2011, no Couto Pereira (1 a 0, gol do lateral-direito Jonas, hoje no Atlético-PR).

Desfalques

Para a partida de hoje, Péricles Chamusca não contará com três titulares: Robinho, Junior Urso e Geraldo. Vitor Júnior, que pertence ao Corinthians, também fica de fora por motivos contratuais.

No Corinthians, Tite não terá a disposição o meia Renato Augusto. Por motivos físicos, Douglas também fica de fora, mas enquanto o companheiro sequer viajou para Curitiba, o meia ex-Grêmio e Criciúma ficará no banco de reservas.

Em Curitiba
Coritiba: Vanderlei; Victor Ferraz (Uelliton), Leandro Almeida, Luccas Claro e Diogo; Willian, Gil, Lincoln (Emerson Santos ou Deivid), Alex e Carlinhos; Julio César. Técnico: Péricles Chamusca
Corinthians:Walter; Edenilson, Paulo André, Gil e Alessandro; Ralf, Guilherme, Danilo, Romarinho e Emerson; Alexandre Pato. Técnico: Tite
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Local: Couto Pereira, quarta-feira às 21h50