Divulgação/Coritiba – Treino dos juniores do Coritiba

A preparação para a Copa São Paulo segue a todo vapor para o Coritiba. Os treinos da equipe coxa-branca seguem acontecendo no Centro de Treinamento Bayard Osna e, para a edição de 2020 do tradicional torneio de base que agita o início da temporada do futebol, o grupo alviverde vai contar com uma média de idade relativamente baixa, da mesma maneira como na edição anterior.

Por regulamento, para a 51ª edição podem ser inscritos atletas nascidos até o ano 2000. O Coritiba, por opção da coordenação das categorias de base junto às comissões técnicas envolvidas, enviará uma delegação com a média de idade de 17,85 anos. No ano passado, o Verdão foi o terceiro clube com a menor média de idade na competição, com 17,56 anos, alcançando as oitavas de final da competição, sendo a equipe do Paraná que mais longe foi no torneio.

Essa decisão é baseada em critérios que fazem parte do processo de formação de jovens atletas no clube verde e branco. “Se trata da principal competição nacional da categoria, sempre prestigiada pelo nosso clube, para a qual procuramos mandar times competitivos reunindo um elenco de muita qualidade, inclusive para essa edição teremos a participação de atletas a partir dos 2003, que estão num processo de formação pouco mais adiantado. É uma grande oportunidade para os atletas que estão chegando às portas do futebol profissional mostrarem que tem condições de bem representar as tradições do Coritiba não só na base mas no time principal também”, analisou o vice-presidente do clube, Jorge Durao, que acompanha de perto as categorias de formação.

Para o treinador da equipe, Ricardo Quandt, a utilização de atletas com idades mais baixas também possibilita oportunizar um certo amadurecimento aos jogadores que ganham a possibilidade de evoluir disputando um torneio em alto nível competitivo. “Hoje no futebol profissional do clube, há atletas que poderiam participar da Copa São Paulo, como Yan Couto, o Igor Jesus e o Igor Paixão, e esse é o principal objetivo do processo de formação de atletas, e com isso, a gente antecipa o processo de outros atletas em formação. Por exemplo, na lista dos 20 nomes de atletas que devemos levar para a Copa São Paulo são nascidos em 2002 e 2003, sendo que o último ano para jogar a taça é 2000. Nós devemos levar a maioria de 2002 e 2003”, apontou.

A estreia alviverde acontece diante do CSA-AL, já no dia 4 de janeiro, às 18h, com transmissão pelo SporTV. Depois, o Coxa enfrenta a Portuguesa e o São Bento, dias 07 e 10, respectivamente, ambos os jogos às 13h, com transmissão via Federação Paulista de Futebol. Esses times fazem parte do grupo 32, que jogarão as partidas no estádio Canindé, em São Paulo.