Divulgação / Coritiba – Morínigo observa Leo Gamalho diante do Inter

Nas primeiras rodadas do Brasileirão, o Coritiba conseguiu duas reações épicas: empatou com o Atlético-MG em 2 a 2, após virar o primeiro tempo perdendo por 2 a 0, e venceu o Fluminense por 3 a 2, também após um placar adverso de 2 a 0 na primeira etapa. Além disso, o time paranaense arrancou empates contra Ceará e São Paulo. Mas, nas últimas rodadas, o time perdeu o poder de reação. Por conta disso, acumulou quatro derrotas seguidas.

Três das últimas quatro derrotas – para Palmeiras (0 a 2, em casa), Bragantino (4 a 2, fora) e Internacional (3 a 0, fora de casa) – tiveram um roteiro semelhante: o Coritiba levou um gol na primeira metade do primeiro tempo e não conseguiu reagir até o fim da etapa. O desempenho no segundo tempo foi insuficiente para evitar a derrota. O clássico Atletiba foi uma situação única, em que o gol que definiu a partida – vencida pelo Athletico por 1 a 0 – saiu nos acréscimos da segunda etapa, de pênalti.

O técnico Gustavo Morínigo admite esse problema. “A equipe não conseguiu assimilar (o primeiro gol sofrido diante do Internacional), como foi contra Bull Bragantino também, e custou”, disse ele, sobre o revés de 3 a 0 ocorrido na última sexta-feira (24). “Tentamos de todas as maneiras reverter, colocamos jogadores de transição, de contragolpe, e o rival nos complicou ao ficar com a bola, trabalhando o psicológico”.

Dos 10 jogos em que saiu atrás no placar neste Brasileirão, em nove o time levou pelo menos um gol ainda no primeiro tempo. A exceção foi o clássico Atletiba. Nesses 10 jogos, o Coritiba conseguiu reagir e pontuar em quatro deles – a vitória sobre o Fluminense (3 a 2) e os empates contra Atlético-MG (2 a 2), Ceará (1 a 1) e São Paulo (1 a 1).

Nas três últimas rodadas, além disso, o Coritiba levou 8 gols. A partida contra o Bragantino, pela 12ª rodada, foi a primeira em que o time sofreu mais de dois gols. Atualmente, a defesa coxa-branca é a segunda mais vazada do Brasileirão, com 22 gols. Apenas o Juventude, com 24, tem um índice pior.

No atual momento, por causa das quatro derrotas seguidas, o Coritiba é o time de pior desempenho, com apenas 1 ponto nas últimas cinco partidas. Com isso, a queda na tabela foi inevitável: de 4º colocado há cinco rodadas, o time ocupa hoje a 16ª posição, logo acima da zona de rebaixamento. “É difícil de explicar esse momento. Temos que ter um pouco de calma, mas assumir o que estamos passando”, afirmou o treinador.

O Coritiba volta a campo no próximo domingo (3), contra o Fortaleza, no Couto Pereira. O lateral-esquerdo Guilherme Biro e o atacante Igor Paixão cumprem suspensão, por terem levado o terceiro amarelo diante do Internacional. Por outro lado, o lateral Diego Porfírio, o lateral/atacante Warley e o atacante Adrián Martínez retornam de suspensão.