Divulgação/Coritiba – Coritiba x Ceará

O Coritiba venceu por 1 a 0 o Ceará, nessa quinta-feira (dia 11) à tarde, na Cidade do Vozão, em Itaiting (CE), na 8ª e última rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro de Aspirantes. Com o resultado, o time paranaense terminou na 5ª colocação do Grupo A, com 13 pontos (4 vitórias, 1 empate e 3 derrotas). Os quatro primeiros de cada grupo se classificaram.

Clique aqui para ver a tabela da competição no site da CBF.

A competição é voltada para os jogadores sub-23, mas toda equipe pode usar quatro atletas acima de 23 anos por partida. O Coxa vinha utilizando o Brasileirão de Aspirantes para dar mais experiência aos novatos e ritmo de jogo aos atletas pouco escalados por Umberto Louzer na equipe principal.

Nessa quinta-feira, o time jogou com Rafael Martins; Yan Santos, Guilherme, Léo Andrade, Thiago, Ângelo, Anderson, Simião, Welissol, Talysson Lalau e Iago Bento. Desses 11, só Rafael Martins e Léo Andrade já atuaram pela equipe principal.

A CAMPANHA
Do Coritiba, no Brasileiro de Aspirantes
Coritiba 3×2 Athletico Paranaense
Santos 3×1 Coritiba
Coritiba 2×1 Ponte Preta
Vitória 1×2 Coritiba
Coritiba 0x3 Figueirense
Sport 3×3 Coritiba
Coritiba 2×4 Internacional
Ceará 0x1 Coritiba

REGULAMENTO
O torneio reúne 16 clubes (escolhidos pelo ranking da CBF) divididos em dois grupos. O Coritiba está no Grupo A, junto com Paraná Clube, Avaí, Bahia, Corinthians, Goiás, Grêmio e Santa Cruz. O Athletico ficou no Grupo B, com Ceará, Figueirense, Inter, Ponte Preta, Santos, Sport e Vitória.

Na primeira fase há um cruzamento entre os Grupos A e B, com cada equipe realizando oito jogos. Os quatro primeiros de cada chave avançam para a segunda fase.

HISTÓRIA
O Brasileirão de Aspirantes começou a ser disputado no formato atual em 2017. Naquele ano, o Internacional foi campeão. O Coritiba foi eliminado na primeira fase, após duas vitórias, um empate e uma derrota. Ficou em terceiro lugar do grupo, atrás de Inter e São Paulo.

Em 2018, o Coritiba caiu na semifinal para o São Paulo. O clube paulista acabou conquistando o título, derrotando o Inter na final.