Divulgação / Coritiba – Gustavo Morínigo

O Coritiba tem mostrado uma marca curiosa na Série B de 2021: venceu jogos em que apresentou números inferiores aos adversários. O último exemplo foi visto na terça-feira (22), no triunfo de 1 a 0 sobre o Vitória, no Couto Pereira. Para o técnico Gustavo Morínigo, o time precisa evoluir.

Em quatro dos cinco jogos até agora, o Coritiba finalizou menos que o adversário (ver quadro). Mas venceu três deles: 2 a 0 sobre o Avaí, 1 a 0 sobre o Vila Nova e 1 a 0 sobre o Vitória. No outro jogo, perdeu de 2 a 0 para o Botafogo. No único jogo em que arrematou mais que o adversário, o time coxa-branca ficou no empate em 1 a 1 com o Londrina.

Nos últimos dois jogos pela Série B, o Coritiba também teve menos posse de bola que o rival. Contra o Vila Nova, foram 43%. Diante do Vitória, apenas 40%, segundo dados do Sofascore, que calcula estatísticas de competições como a Série B.

Questionado se o desempenho apresentado vem agradando, Morínigo foi direto: “Não. Tiveram jogos que jogamos muito bem e não pudemos conseguir a vitória, tiveram jogos que não jogamos bem, mas conseguimos ganhar”, afirmou o treinador, após a partida contra o Vitória.

Para ele, o fato de o time ter vencido as últimas partidas, mesmo com números inferiores, ajuda no processo de evolução. “Enquanto ganhamos, é melhor ir corrigindo. Se perde, é muito complicado, há muita pressão. Sabemos que estamos em uma instituição com pressão todos os dias, e temos que nos adequar a isso”, afirmou Morínigo. “Não estamos fazendo o ideal futebolisticamente, mas estamos ganhando e isso é importante para nós, porque neste momento é mais fácil corrigir”.

Morínigo minimizou as críticas por causa do desempenho da equipe, apesar das vitórias. “Eu não posso me deixar levar por isso. Sei da capacidade da minha equipe de trabalho, dos jogadores, e sei onde podemos chegar e onde vamos chegar”, afirmou ele. “É normal que pensem isso, fomos eliminados do paranaense, o que não acontecia há muito tempo. Também fomos eliminados da Copa do Brasil. Tenho que ganhar essa confiança pouco a pouco, com resultados, com os objetivos conquistados. Seguimos trabalhando, para que tudo melhore”.

Desempenho do Coritiba na Série B

Jogo

Finalizações do Coritiba

Finalizações do adversário

Posse de bola do Coritiba (%)

Coritiba 2 x 0 Avaí

10 (5 certas)

15 (4 certas)

61%

Botafogo 2 x 0 Coritiba

8 (1 certa)

12 (6 certas)

62%

Coritiba 1 x 1 Londrina

16 (3 certas)

8 (4 certas)

53%

Vila Nova 0 x 1 Coritiba

9 (2 certas)

14 (4 certas)

43%

Coritiba 1 x 0 Vitória

7 (3 certas)

11 (3 certas)

40%