Quando se pensa em música brasileira de natal constatamos que não existe nada genuinamente brasileiro, pelo menos conhecido pela grande massa. O resgate destas canções está no repertório do novo cd do Coro Feminino Paranaense  Collegium Cantorum, que será lançado no dia 28 de novembro, durante o concerto Café de Advento em Curitiba. Natal Brasileiro é o segundo cd do coro que completou 10 anos, trás canções brasileiras inéditas que expressam um natal tropical  cheio de manifestações da nossa cultura. Segundo  a regente Helma Haller com o cd o público terá uma idéia do natal bem brasileiro, com a possibilidade de ouvir várias canções de diversos regiões brasileiras.   O cd tem canções do Folclore Brasileiro do Pastoril e das Folias de Reis, num Natal caloroso no clima e na alma, cheio de danças, cores e sons da natureza, dos animais e dos seres humanos acrescenta Helma.

Fique por dentro do Guia Cultural de Curitiba no Bem Paraná.

Este cd tem em  suas músicas uma representação de um natal não comercial do Papai Noel, mas um natal pastoril, o povo simples, assume seu lugar e a adoração ao Menino Deus se torna evidente,transcrevendo a promessa do chorinho carioca do compositor José Vieira Brandão que abre o cd. Neste natal vamos louvar ao Criador de forma bem original, bem diferente, estamos apresentando ao público uma maneira brasileira de comemorar com muito canto, muita dança e muita festa, fala a regente.

O cd contém também trabalhos de compositores paranaenses como Ítalo Todescchini, Rodrigo Herrmann, Henrique de Curitiba, José Penalva, Bento Mossurunga e da própria maestrina Helma Haller. Muitas das obras têm sua origem no folclore, melodias despretensiosas, música do povo, como as pastoris: Boa noite, Minha gente, Estrela de Natal, No firmamento, Repousa tranqüilo, Vilancicos entre outras com sonoridades desconhecidas, conduzem a celebração por caminhos mais contemporâneos, e ainda remetem a países distantes, que nos influenciaram com sua cultura e sonoridade. ” Tudo isso é Brasil, terra de todas as gentes, e esse CD é nossa contribuição para que o país possa celebrar o natal adorando, embalando, cantado, dançando e louvando o Menino Deus ” concluiu a regente.

A realização deste CD foi possível graças à Lei de Incentivo Municipal, através do programa Mecenato da Fundação Cultural de Curitiba e o apoio do Banco do Brasil, que custeou todas as fases do projeto. Para viabilizar a divulgação no exterior o CD vem com encarte ilustrado com muita brasilidade, textos das músicas e notas explicativas em três  línguas: português, inglês e alemão.

Serviço
LANÇAMENTO DO CD NATAL BRASILEIRO-Collegium Cantorum
Concerto e Café de Advento
data: 28 de novembro de 2010
hora: 17h 00
local: Salão Nobre do Clube Concórdia
endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 815 Curitiba, PR
ingressos: na Secretaria do Clube a R$20,00
informações: 41 3222 8685