Reprodução/Facebook PMC/Arquivo BP

Com os indicadores demonstrando desaceleração na taxa de transmissão e na circulação do novo coronavírus em Curitiba, a Secretaria Municipal da Saúde alerta para a necessidade de todos continuarem seguindo as medidas de proteção e o respeito aos protocolos de responsabilidade sanitária e social. Assim, todos contribuem para que esse processo de melhoria tenha continuidade.

Taxa de transmissão e casos ativos desaceleram em Curitiba

A máscara é item obrigatório em qualquer ambiente, a higiene regular das mãos, o distanciamento social e, acima de tudo, evitar aglomerações. Essas medidas continuam sendo fundamentais em qualquer situação até a chegada de uma vacina.

“Até surgir uma vacina não existe risco zero, e o comportamento das pessoas é que determinará os rumos da pandemia e o funcionamento ou não das atividades. Qualquer descuido pode significar um passo para trás”, destacou Márcia Huçulak, secretária municipal da Saúde de Curitiba.

Com bandeira amarela desde 17 de agosto, atividades econômicas voltaram a funcionar na cidade. Para a retomada segura, a Secretaria elaborou protocolos específicos com as medidas que cada setor deve adotar: academias, condomínios, serviços de alimentação, supermercados e outros.

Além das regras gerais que todos os setores devem tomar, os 16 protocolos consideram particularidades de cada segmento – clique aqui e veja cada um deles; as informações também podem ser acessadas pelo site coronavirus.curitiba.pr.gov.br, que ainda traz a lista com os principais cuidados.