O Coritiba, de fato, não tem do que reclamar da 33ª rodada do Brasileirão. Se não saiu com os três pontos do Canindé – empatou em 0 a 0 com a Portuguesa -, manteve a distância de quatro pontos para a zona de rebaixamento, deixou de ser o detentor da pior campanha fora de casa e de quebra viu a chance de rebaixamento cair 36%.

Com o empate fora de casa, o Coxa deixou a lanterna da classificação como visitante. O indigno posto agora pertence ao Náutico, que em 16 jogos longe de sua torcida somou apenas 8 pontos, aproveitamento de 16,7%. O Coritiba tem um jogo a mais fora de casa do que a equipe pernambucana e soma 9 pontos conquistados longe do Alto da Glória, com um aproveitamento de 17,6%.

As chances de rebaixamento também caíram consideravelmente. Após a derrota em Macaé para o Vasco (2 a 1), a probabilidade de o Coxa cair havia passado de 8,8% para 11,1%. Com o empate em São Paulo, as chances de rebaixamento despencaram para 7,1%.

Nas últimas cinco rodadas, o Coritiba joga três partidas no Couto Pereira (Corinthians, Criciúma e Botafogo) e duas fora (Internacional e São Paulo). Bahia, Ponte Preta, Portuguesa e Vasco da Gama, alguns dos principais rivais do alviverde na luta contra o descenso, terão de jogar três longe de seus domínios e enfrentando adversários difíceis – para se ter noção, na próxima rodada o Vasco visita a Arena do Grêmio, a Portuguesa desafia o Botafogo no Maracanã e o Bahia mede forças com o Santos no Pacaembu.

O Coxa joga suas duas próximas partidas em casa, encarando o Corinthians nesta quarta-feira (11), às 21h50, e em seguida o Criciúma, no sábado (16), às 21h. Se vencer os dois jogos, a equipe chegará aos 47 pontos, dando praticamente adeus ao fantasma da Segunda Divisão (com 47 pontos, as chances de rebaixamento são de 0,973%).