Valquir Aureliano

Há muito tempo não se ouvia tantos protestos das arquibancadas ainda no primeiro tempo de uma partida no Couto Pereira. E não foi para menos. Jogando no Couto Pereira contra o CRB na noite deste sábado (21 de setembro), o Coritiba, uma vez mais, tropeçou na Série B. E não foi qualquer tropeço. A equipe jogou mal, teve um jogador expulso (Thiago Lopes) e terminou o primeiro tempo perdendo por 2 a 0, gols marcados por Felipe Ferreira e Léo Ceará. Na etapa final, foi vez de um zagueiro doa alagoanos ser expulso (Everton Páscoa), O Coxa se lançou ao ataque desesperadamente, ciou chances de gol. Mas desperdiçou todas e amda voi Rafinha ser expulso nos mintos finais do duelo. O placar permaneceu inalterado e já são seis jogos sem vitória, com dois empates e quatro derrotas.

Estacionado nos 34 pontos, o Coritiba termina a rodada perdendo quatro posições na tabela, aparecendo em oitavo lugar. O novo integrante do G4 é justamente o CRB, melhor visitante da competição (são sete vitórias e um empate em 11 jogos fora de casa), que chega aos 36 pontos.

Depois de ficar dez jogos sem perder, chegando até a alcançar a vice-liderança da Série B, o Coxa agoniza. São quatro derrotas consecutivas, que agora levam à demissão de Umberto Louzer. A diretoria ainda não confirmou quem assume o comando técnico do clube.

A próxima partida do Coxa no campeonato nacional, que seria contra o Cuiabá, foi adiada. Assim, a equipe volta a campo apenas no próximo sábado (28), quando recebe o América-MG.

Escalações

Umberto Louzer contou com cinco ‘reforços’ para a partida dentro de casa: Sabino, Matheus Sales e Rodrigão retornaram após cumprirem suspensão na rodada anterior. Rafinha (que era dúvida por conta de uma pancada sofrida contra o Londrina) e Robson (que não jogava há quatro rodadas) atuaram como titulares.

Vitor Carvalho e Thalisson Kelven, que falharam (e feio) na virada do Tubarão no Estádio do Café, sequer foram relacionados para o jogo. Os desfalques eram Juan Alano e Luiz Henrique, suspensos, e Romércio, lesionado.

Marcelo Chamusca, por sua vez, surpreendeu ao apostar numa equipe mais ofensiva. Ele chegou a testar o volante Elton durante os treinos da semana, mas hora de escalar o time colocou o ponta Willie, armando a equipe num 4-2-3-1.

O Jogo

O Coxa até começou bem na partida. Criou a primeira chance de gol, aos seis minutos, e tinha maior controle da posse de bola. Mas quando a fase é ruim, tudo dá errado. E foi o que aconteceu aos 9 minutos, quando o CRB atacou pela primeira vez: depois do corte parcial de Rafael Lima, a bola ficou na medida para Felipe Ferreira chutar e fazer 1 a 0 para o time visitante.

Mesmo em desvantagem, o Coritiba não se entregou. Conseguiu três boas chegadas ao ataque e reclamou de um pênalti não marcado aos 29 minutos.

Mas aos 36, Thiago Lopes exagerou na dose e acabou tomando o segundo cartão amarelo após tentar uma bicicleta dentro da área e acertar o rosto de Igor Cariús, levando-o a nocaute. O meio-campista já havia tomado um cartão amarelo e acabou então expulso de campo. Já o lateral da equipe alagoana deixou o estádio em uma ambulância e foi encaminhado ao hospital. Ele passa bem, mas antes de receber alta fará uma série de exames preventivos.

O golpe fatal veio aos 46 minutos, após Matheus Sales pecar na saída de bola. O CRB não perdoou e Léo Ceará acertou um chute preciso da entrada da área para fazer o 2 a 0.

Na volta para a segunda etapa, Patrick Brey entrou no lugar de William Matheus. Aos seis minutos, o zagueiro Everton Páscoa foi expulso, deixando o jogo no 10 contra 10. O Coxa se lançou ao ataque, criou oportunidades. Mas não fez o gol e já nos minutos finais, aos 40 minutos, Rafinha também foi expulso, virando mais um problema para o time na próxima rodada.

FICHA TÉCNICA

CORITIBA 0 x 2 CRB

Coritiba: Alex Muralha; Diogo Mateus (Igor Paixão), Sabino, Rafael Lima e William Matheus (Patrick Brey); Matheus Sales e Thiago Lopes; Rafinha, Giovanni e Robson (Igor Jesus); Rodrigão.. Técnico: Umberto Louzer
CRB: Vinícius; Daniel Borges, Victor Ramos, Everton Páscoa e Igor Cariús (Iago); Claudinei e Lucas Siqueira; Willie (Bryan), Felipe Ferreira (Edson) e Alisson Farias; Léo Ceará. Técnico: Marcelo Chamusca
Gols: Felipe Ferreira (9-1º), Léo Ceará (46-1º)
Cartões amarelos: Matheus Lopes, Thiago Lopes, Rafinha (CFC); Victor Ramos, Everton Páscoa, Vinícius, Bryan (CRB)
Cartão vermelho: Thiago Lopes, Rafinha (CFC), Everton Páscoa (CRB)
Árbitro: Dyorgines Jose Padovani de Andrade (ES)
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR), sábado (21/09) às 19 horas

PRINCIPAIS LANCES

Primeiro tempo

6 – Rafinha recebe dentro da área e chuta rasteiro, mas sem força. Vinícius segura.

9 – Gol do CRB! Felipe Ferreira faz o corta luz e a bola chega em Léo Ceará, que tenta invadir a área. Rafael Lima faz o corte parcial, mas a bola sobe e sobra dentro da área para Felipe Ferreira, que chuta no canto para balançar a rede.

11 – Cobrança de falta para o meio da área. A zaga afasta e a bola sobra para Giovanni, que manda um foguete de longe. A bola raspa a trave.

25 – Rodrigão faz o pivô dentro da área e ergue a bola para a chegada de Robson. O atacante bate de primeira, no canto. Vinícius salta e segura.

29 – Bola enfiada para a corrida de Giovanni dentro da área. O meia tenta dominar a bola, mas um defensor chega por trás e dá uma carga nas costas do jogador coxa-branca, que vai ao chão. A arbitragem manda seguir o jogo.

35 – Cobrança de falta forte de Giovanni, direto pra o gol. Vinícius espalma e salva o CRB.

36 – Bola bate e rebate dentro da área, Thiago Lopes tenta uma bicicleta e acerta o rosto de Igor Cariús. Clima esquenta entre as equipes e o lateral do CRB tem de deixar o estádio em uma ambulância. Jogador do Coxa toma o 2º amarelo e é expulso.

46 – Gol do CRB! Coritiba sai jogando errado e perde a bola na intermediária defensiva. O CRB aproveita com Léo Ceará, que recebe a bola e

51 – Léo Ceará recebe na entrada da área, passa por Rafael Lima e chuta. A bola passa ao lado do gol, com muito perigo.

Segundo tempo

6 – Rafinha recebe na entrada na esquerda e tenta avançar pelo meio, mas é derrubado por Éverton Páscoa. Segundo cartão amarelo para o zagueiro do CRB.

8 – Cobrança de falta da entrada da área. Giovanni bate colocado, em cima do goleiro, que segura com tranquilidade.

11 – Rafinha recebe dentro da pequena área e finaliza à queima roupa de pé esquerdo, mas em cima do goleiro, que espalma.

18 – Cobrança de escanteio de Giovanni para o meio da área. Rodrigão sobe e cabeceia para baixo, como manda o manual. Vinícius, porém, salva novamente.

28 – Marcação do CRB vacila e Giovanni recebe livre de marcação. O meia chuta forte e obriga Vinícius a espalmar, praticando mais uma boa defesa.