Cleia Viana/Câmara dos Deputados

A candidata do PL à prefeitura de Curitiba, deputada federal Christiane Yared, pretende usar as creches particulares para zerar a demanda por vagas no ensino infantil da Capital paranaense. “Vamos fechar parcerias com as creches particulares, que oferecerão vagas a um preço compatível com a realidade e serão remuneradas pela Prefeitura”, explica Yared.

Otimização
A inovação, segundo ela, vai possibilitar aos pais matricularem suas crianças numa creche perto de casa ou do trabalho. “A gente vê que não temos o número de vagas que devem ser ofertadas. A solução é construir mais CMEIs? Não, pois custa caro e a cada construção que faço eu onero as contas, o que é ruim especialmente nesse momento de queda na arrecadação. Então vamos aproveitar a estrutura das creches particulares. Assim atendemos às crianças imediatamente e ao mesmo tempo apoiamos um dos setores mais abalados pela epidemia”, diz a candidata. “O momento é de enxugar a máquina pública. Vamos otimizar os investimentos, gerando mais vagas e gastando menos”, argumenta ela.

Postagem
A juíza Melissa de Azevedo Olivas, da 178ª Zona Eleitoral, determinou nesta terça-feira (6) a retirada imediata de uma postagem do Partido Novo na rede social. A representação foi movida pelo PSL do candidato a prefeito de Curitiba e deputado estadual Fernando Francischini. Segundo o PSL, a Justiça Eleitoral proibiu o Novo de colocar nas redes sociais do candidato João Guilherme posts com a carreata em que ele teria feito o uso de outdoors.

Transporte
O prefeito e candidato à reeleição, Rafael Greca (DEM), rebateu ontem, em publicação nas redes sociais, as críticas dos adversários contra o subsídio oferecido pela sua gestão às empresas de ônibus por causa da perda de passageiros durante a pandemia do Covid-19. “Nunca houve subsídio de 200 milhões de reais para o transporte coletivo. A verdade: 50,6% de economia de recursos com a Lei de readequação do contrato do Transporte Coletivo Urbano”, alegou Greca.

Banners
Na sentença, a magistrada deu prazo de 24 horas para que a postagem seja suprimida das redes sob pena de aplicação de multa diária no valor de R$ 5 mil. “Com efeito, extrai-se a utilização, em carreata, de “banner”, em tamanho que, evidentemente, extrapola 0,5 metros quadrados. Os advogados do candidato do Novo diz que já apresentou defesa e que “demonstrará no processo que os materiais apontados como ‘banners’ se tratam, na realidade, de bandeiras, que foram produzidas em acordo com a legislação eleitoral”.

Secretaria
O candidato do PSL à prefeitura de Curitiba, deputado estadual Fernando Francischini participou, ontem, de um café da manhã na Federação Estadual das Instituições de Reabilitação no Estado do Paraná (Febiex). E aproveitou para anunciar que, como prefeito de Curitiba, pretende criar a Secretaria da Pessoa com Deficiência. Francischini se emocionou ao falar do filho Bernardinho, de 10 anos, que é autista.

Anjo azul
“Não vivo a realidade de pessoas com deficiência por manuais, eu vivo o dia a dia na minha casa. Essa não era a minha pauta política, que sempre foi mais vinculada à segurança e ao combate à corrupção. Mas, desde 2010, nossa vida mudou com a chegada desse anjo azul”, afirmou. “Eu tenho um compromisso diferente dos outros candidatos com essa realidade. Impossível não trazer para a administração o que você vive no dia a dia”, reforçou Francischini.