Divulgação

Na semana em que se comemora o Dia dos Avós, mais de 150 mil voluntários mirins e jovens em todo o Brasil realizarão uma ação coordenada para levar solidariedade, carinho e prestação de serviço para idosos em situação de vulnerabilidade social. No sábado, 27 de julho, líderes comunitários ajudarão os pequenos voluntários a entregar presentes (kits de higiene), cantar, contar história, expressar amor, carinho e muita alegria.

Em Curitiba serão visitados pelo menos 10 lares que acolhem pessoas nessa faixa etária. Também haverá ações em São José dos Pinhais, Guarapuava, Lapa, Paranaguá, Colombo, Campo Magro e Almirante Tamandaré, totalizando 17 instituições.

O vovô e a vovó têm um lugar especial no coração de todos. Por isso, o Programa Mãos Que Ajudam, d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, visando à sensibilização, principalmente de crianças e de toda a comunidade sobre a importância de prestar serviço humanitário e de cumprir o papel de cidadãos, busca apoiar e ajudar a vida em sociedade pelo trabalho voluntário. A iniciativa vai levar amor e carinho a milhares de idosos que estão em asilos e casas de repouso por todo o país. Neste ano, a campanha foi denominada “Mãozinhas Que Ajudam o Vovô e a Vovó”.

O dia 27 de julho foi escolhido por um motivo especial: no dia 26 – dia anterior ao da realização do projeto – é comemorado no Brasil e em Portugal o Dia dos Avós. Em Curitiba, os voluntários têm confeccionado e arrecadado toucas, cachecóis, meias e kits de higiene para doar às pessoas que moram nesses lares. As crianças participantes irão fazer uma apresentação musical e expressar o amor que sentem pelo próximo por meio de desenhos e atividades manuais.

“Eu imagino que eles vão ficar felizes com a visita. Estou curiosa para ver como vai ser”, diz Clarice Ioppi, de seis anos, uma das pequenas voluntárias que vai participar do projeto na capital paranaense.

“Será um encontro de gerações em que ocorrerá um aprendizado sobre o processo natural de envelhecimento. Essa relação ensina as crianças com mais clareza sobre as possíveis dificuldades nessa fase da vida e as incentiva a buscarem laços de amor fortes com essas queridas pessoas que muitas vezes temos conosco em casa”, observa Pollyana Taparosky, uma das líderes da Primária, organização responsável pelas crianças. “E os idosos podem se beneficiar, já que as crianças lhes trazem toda sua energia e vêm cheias de interesse para ouvir histórias empolgantes e curiosas. Será uma troca de conhecimentos que as ajudará na formação de suas identidades”, conclui. 

Sobre o Mãos que Ajudam

O Mãos Que Ajudam é um programa permanente de ajuda humanitária e de serviço comunitário, que mobiliza milhares de voluntários de todas as idades, membros e amigos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, no Brasil, estendendo a mão a quem precisa.

Criado em agosto de 2000, no Brasil o programa é uma proposta permanente de contribuição à comunidade e a causas sociais, realizado em parceria com empresas privadas, órgãos governamentais, veículos de comunicação, ONGs e outras instituições religiosas. As ações realizadas pelo Mão Que Ajudam já beneficiaram pessoas em todas as regiões do Brasil.

As iniciativas resultaram em medidas como reformas em escolas públicas; assistência a hospitais, orfanatos, creches e asilos; recuperação e limpeza de praças, parques e praias; doação de sangue; além de mão de obra voluntária e ajuda material em situações de emergência e calamidade.

Em dezembro de 2001, em reunião realizada pela ONU na cidade suíça de Genebra, com a presença de representantes de 123 países, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias foi reconhecida pelo serviço voluntário que realiza no Brasil. Ao longo de cada ano, centenas de ações são levadas a efeito em todos os estados. Além disso, tradicionalmente, uma ação nacional – em um único dia, feriado ou não – reúne mais de 120 mil voluntários simultaneamente. Em 24 de julho de 2010, por exemplo, 115 mil voluntários transformaram esse dia num “Sábado Solidário” e centenas de ações de ajuda ao próximo e melhoria da comunidade aconteceram.

É possível acompanhar os projetos Mãos que Ajudam pelo Brasil no Facebook, no Twitter e no Instagram pela hashtag #MãosQueAjudam.

Confira as instituições que serão visitadas em Curitiba:

Às 9h

· Casa de Repouso Recanto Augusta – Curitiba / PR

Rua Albino Pavelski, 95 – (41) 3249-9156

· Lar de Idosos ABAVN – Piraquara / PR

Rua Acir Martins, 189 – Vila Ipanema

· Asilo São Vicente de Paulo – Paranaguá/PR

Rua Julia da Costa, 700 – Centro Histórico

Os idosos irão participar do desfile em praça pública – aniversário da cidade.

Às 10h

· Asilo São Vicente de Paulo – Curitiba/PR

R. São Vicente, 100 – Juvevê,

· Associação Lar Evangélico de Assistência ao Idoso (Lar Longa Vida) – Curitiba/PR

Rua Joaquim Marques dos Santos, 206 – Santa Cândida

· Casa de Repouso Caminho do Senhor – Colombo/PR

R. Pres. Faria, 1513 – Colônia Faria

Às 13h30

· Lar de Idosos São Vicente de Paulo – Lapa / PR

Rua Barão do Rio Branco, 440 – Centro

Às 14h

· Casa de Repouso Luz Divina – Curitiba / PR

Rua Waldemiro Bley, 99 – Capão Raso

· Casa de Repouso Vovó Maria – Curitiba / PR

Rua Bortolo Gusso, 194 – Capão Raso – (41) 3346-6054

· Casa de Repouso Viva Mais – Curitiba / PR

Rua Ernesto Luiz Pelanda, 500 – Ganchinho

· Casa de Repouso Nosso Lar – Curitiba / PR

Rua Professora Maria de Assunção, 2310 – Boqueirão

· Hospedaria e Creche Senior – Curitiba/PR

Rua Esper Jorge Chueri, 1315 – Cajuru,

· Nosso lar, comunidade de idosos – Almirante Tamandaré

Rua Colônia Antônio Prado sem N°

· Casa de Repouso – Recanto das Hortências – Campo Magro/PR Estrada do Cerne, 22 – Centro de Campo Magro

· Organização de Serviço Social SOS Guarapuava Airton Haenisch – Guarapuava / PR

Rua Generoso de Paula Bastos, 2245 – Trianon

15h

· Lar Jesus Maria José – São José dos Pinhais / PR

Rua Otávio de Sá, 75 – Borda do Campo

· Casa de Repouso Cora Coralina – Curitiba / PR

Rua Cascavel, 1600 – Boqueirão