Ricardo Marajó/FAS – Competição reuniu 36 meninas e meninos que participam dos serviços de convivência em cinco unidades da assistência social na região

Crianças e adolescentes atendidos no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Umbará foram os campeões da 1ª Gincana Solidária do programa Formação para o Primeiro Emprego, promovida na Regional Bairro Novo. A competição reuniu 36 meninas e meninos que participam dos serviços de convivência em cinco unidades da assistência social na região, no ginásio do Clube da Gente, hoje (30).

A gincana foi organizada por 25 adolescentes, de 16 e 17 anos, que participam de um dos módulos do programa desenvolvido pela Fundação de Ação Social (FAS) para preparar jovens para a entrada no mercado de trabalho. A ação fez parte de uma das fases do programa, em que os adolescentes desenvolveram um projeto de responsabilidade social dentro de uma empresa fictícia criada durante as aulas, quando aprenderam gestão, planejamento, contabilidade e sistemas.

Durante toda a manhã, as crianças e adolescentes participaram de brincadeiras como corrida do saco, cabo de guerra, corrida de bolinha na colher e tiveram que responder perguntas que abordaram temas como valores humanos, saúde e bem-estar, socioeducação e de raciocínio lógico.

Cada atividade teve uma pontuação levada em conta na hora da escolha do grupo campeão, premiado com um troféu. Todos os competidores receberam medalhas.

Dia importante – Matheus Eduardo Afonso Lima, 16 anos, elogiou o programa Primeiro Emprego e estava satisfeito de ajudar no desenvolvimento da gincana. “No início ficamos assustados e com receio de não darmos conta de criar uma empresa fictícia. Quebramos um pouco a cabeça, mas no final deu certo”, disse Matheus.

O adolescente disse que planejar uma competição para crianças foi um desafio. “Parecia que tudo já tinha sido feito antes, mas a turma abraçou o projeto e hoje é um dia muito importante para todos, é uma realização para nós.”

Para o educador social Luiz Alberto Agostinhacki, que trabalha com os adolescentes atendidos no Cras Umbará, a gincana traz benefícios importantes para o desenvolvimento dos participantes, entre eles a socialização, o estímulo ao espírito de competição e de trabalho em equipe e a cidadania.

Acompanharam a atividade a supervisora do Núcleo da FAS Bairro Novo, Tatiane Moiano, e a responsável pelo Programa de Formação para o Primeiro Emprego, Edaiane Lourenço da Rocha Silva.