Valdecir Galor/SMCS

A estudante do 5º ano Luisa Ribas, 9 anos, acompanha atentamente as orientações da professora de educação física da Prefeitura, Kelly Polli. Durante o aquecimento, chutes e socos são executados pela treinadora e a menina os repete sem qualquer dificuldade.

“Quero ser um dia faixa preta como a professora”, garante a estudante, que há três meses frequenta as aulas gratuitas de taekwondo no Clube da Gente da CIC.  

A arte marcial de origem sul-coreana entrou na vida de Luisa, há dois anos, quando a professora Kelly começou a ensinar a modalidade esportiva para turmas do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Colônia Augusta.

Como queria ter mais horas de treinamento, a menina não pensou duas vezes em se matricular, no começo de 2019, nas aulas oferecidas terças e quintas, à tarde, no Clube da Gente da CIC. “É divertido e quando eu crescer quero ser lutadora”, afirma Luisa, que também faz aulas de natação no centro esporte e lazer da Prefeitura.

De acordo com a professora Kelly, mais do que uma luta, que exige preparo físico, coordenação motora e domínio de técnica, o taekwondo representa toda uma filosofia. “É um esporte de combate milenar baseado na cortesia, integridade, perseverança e autocontrole”, salienta a treinadora, com especialização na arte marcial.

A idade ideal para começar a praticar o taekwondo é por volta dos seis anos, pois é uma arte marcial com muita técnica e que exige constância e disciplina para dominar as bases e melhorar aos poucos. “No começo, eu nem queria vir, mas minha mãe insistiu, já que eu ficava muito no celular e na televisão”, conta Gabriel Arruda, de 8 anos.  “Agora, não vejo a hora de vir treinar”, completa ele, que também frequenta as aulas terças e quintas, à tarde no Clube da Gente da CIC.

“Dobok”

Para praticar o esporte, é necessário usar o “dobok”, traje composto por calça e casaco fechado, equivalente ao quimono de outras artes marciais, além da faixa (Ti) que indica o nível do praticante no esporte (que vai da branca à preta).

Além disso, dependendo do nível dos participantes, deve-se usar capacete e colete protetor por conta da grande variedade de técnicas que incluem chutes e socos. “É muito melhor que videogame”, garante Samuel Gerler, de 10 anos, colega de Luisa e Gabriel nas aulas.

Com aulas segundas e quartas, às 15 horas, para crianças (de 6 a 14 anos) e, terças e quintas, às 19 horas, para pessoas acima de 15 anos, as duas turmas semanais de taekwondo ainda têm vagas.

“Também oferecemos gratuitamente outras artes marciais, como capoeira e muay thai, que também podem receber novos alunos”, acrescenta Juliane Lazzarotti, coordenadora do Clube da Gente da CIC.

Com cerca de 1,8 mil alunos, o espaço da prefeitura integra o Núcleo da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e Juventude (Smelj) na Regional CIC e oferece outras atividades como natação, futebol, balé, dança do ventre, danças urbanas, ginástica, alongamento, ritmos e condicionamento físico. “Atualmente em reforma, a piscina de hidroginástica deve ser reaberta em julho”, anuncia Paulo Renato Riberito, chefe do Núcleo da Smelj na Regional CIC.

 

Serviço
Mais informações sobre as modalidades esportivas e outras atividades do Clube da Gente da CIC pelo telefone 3229-4310. O espaço da Prefeitura fica na Rua Hilda Cadilhe de Oliveira, s/n, e funcionada das 8h às 18h.