Franklin de Freitas – Cachorros su00e3o as principais vu00edtimas de abandono por parte dos donos

As ONGs de proteção animal de Curitiba e região metropolitana pedem ajuda. Por conta da crise econômica, o abandono de animais na RMC teve um crescimento expressivo, fazendo também aumentar a sobrecarga de trabalho sobre as instituições do terceiro setor. Concomitante, as doações (principalmente de ração e de dinheiro) tiveram queda, bem como o número de pessoas dispostas a trabalhar voluntariamente caiu.

De acordo com Rita da Silva, presidente e fundadora da ONG do Cão, que atua em São José dos Pinhais em prol de cães abandonados, o cenário atual é o pior que ela já viu desde que criou a instituição, há 20 anos. 

“Está péssimo. Ninguém ajuda, ração muito cara… Os animais estão largados. Dia e noite é pessoal ligando para gente ajudar cadela com filhotes, mas não podemos fazer nada. Já estamos com 400 animais e tendo de dar o mínimo do mínimo de ração para não faltar. Estamos no nosso limite”, afirma.

Ana Paula Slesaczek, fundadora e diretora da Animais Sem Teto, comenta que o abandono de cães, principalmente de grande porte, cresceu expressivamente e está mais difícil de encontrar pessoas dispostas a adotar esses animais. Até mesmo cães de raça chegam a ser colocados na rua por seus donos. “As pessoas estão sem condições de manter os animais e vemos muito cachorros de raça, como labrador e pitbull, sendo colocados na rua.”

A crise econômica, ainda segundo Ana Paula, impactou principalmente sobre as doações de ração. “As maiores emergências sempre são ração e tratamento veterinário. Temos várias clínicas que estamos devendo e também estamos tendo de usar a imaginação para conseguir ração para nossos animais”, conta ela, cuja ONG cuida atualmente de 40 gatos e 80 cachorros – os animais são todos castrados, vacinados e depois encaminhados para doação.

Já na ONG DNA Animal, localizada em Fazenda Rio Grande, por dia são recebidos, em média, 10 pedidos de ajuda para animais em situação de vulnerabilidade, sendo frequentes os casos envolvendo filhotes. “A pessoa se vê numa dificuldade financeira ou o animal fica doente, ela não quer gastar, aí tira o problema da frente e se livra do animal o abandonando.”

Recentemente, inclusive, a instituição chegou a ameaçar fechar as portas por conta do endividamento e da falta de apoio para cuidar dos animais abrigados. Agora, passa por uma reesturutação enquanto luta para sobreviver. “Estamos hoje com 116 animais e não recebemos ajuda para manter metade disso. A sociedade precisa se conscientizar. Se quer que a ONG ajude, tem que ajudar a ONG. É uma troca”, destaca.

Para ajudar qualquer uma das instituições, basta procurar no Facebook ou no Google por suas páginas na rede social ou seus sites e entrar em contato para saber quais as formas de ajuda disponíveis. Em geral, as necessidades mais emergenciais são ração, atendimento veterinário e apoio financeiro.

20 denúncias de maus-tratos  
e comércio irregular de animais chegam todos os dias, em média, para a Rede de Proteção Animal de Curitiba. De acordo com a legislação vigente no município, atos que coloquem em risco o bem-estar e a vida dos animais – domésticos ou não – podem ser punidos de diversas formas, desde advertências por escrito até multas e apreensão dos animais. 

Conheça mais sobre o trabalho e apoie as ONGs de proteção animal de Curitiba e região

DNA Animal – https://www.facebook.com/ongdnaanimal/

A DNA Animal beira a falência e corre o risco de fechar as portas ainda este mês. Cuida atualmente de 116 animais, o que significa a exigência de quase 2 toneladas de ração por mês e vacinas que custam cada uma cerca de 60 reais – e que terão de ser aplicadas em todos os abrigados no mês que vem. 

Para ajudar a manter o trabalho da instituição, que fica em Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba, você pode fazer parte do grupo de voluntários, ajudar financeiramente, ser padrinho (adota um animal que a instituição abriga, custeando as necessidades do bichinho) ou doar ração mensalmente. Para mais informações, entre em contato pelos telefones (41) 99972-3446 e (41) 99610-5548.

ONG do Cão – http://www.ongdocao.org.br

A ONG DO CÃO está precisando urgentemente de ração para seus cães. Atualmente conta com mais de 400 cães abrigados, sendo cerca de 150 com mais 15 anos de idade e a quantidade diária de ração está em falta. Quem quiser, pode doar pacotes de ração diretamente ou ajudar através de depósito em conta corrente.

Maiores informações por telefone: (41) 3283-2913 ou pelo e-mail [email protected]

Animais Sem Teto – https://www.facebook.com/animaissemteto ou http://animaissemteto.wixsite.com/animaissemteto

Além de uma loja virtual, na qual vende produtos como canecas, roupa para cachorro e travesseiros, a instituição também explica detalhadamente em seu site as formas de a sociedade contribuir com o projeto na seção "Como ajudar", localizada no menu superior, logo abaixo de uma série de fotos de cães. Conta com as opções de apadrinhar um cachorro (podendo escolher se irá custear vacinas, vermífugos, anti-pulga, ração ou castração do animal) doação de castração, de ração, e todos os sábados realiza um bazar beneficente, aceitando doações de produtos novos e usados como: roupas, sapatos, brinquedos, objetos pra casa, livros, DVD's, eletrônicos, eletrodomésticos, bijuterias, móveis, entre outros. 

Todos os meses também realiza campanhas especiais. A atual é a "Campanha do Agasalho Animal", que incentiva a doação de cobertas, caminhas, roupinhas e casinhas.