Pedro Ribas/SMCS

O cruzamento da Avenida Nossa Senhora Aparecida com a Rua General Mário Tourinho está bloqueado desde a manhã desta segunda-feira (23/9), para a continuidade das obras de construção da trincheira no local. A intervenção faz parte de um conjunto de medidas que vai melhorar a mobilidade urbana na região e é focada especialmente no aumento da eficiência do transporte coletivo.

Para o início dos trabalhos, foram mobilizados fiscais da Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), responsável pela gestão do sistema de transporte coletivo da cidade, e equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas e de sinalização e semáforos da Superintendência de Trânsito (Setran).

Cerca de 20 agentes de trânsito por turno estão orientando os motoristas nos principais cruzamentos de acesso à região da obra, das 7h às 22h.

São esforços de toda a Prefeitura para minimizar o impacto da obra aos motoristas.

Informações sobre a obra
As opções indicadas de desvios, informações sobre linhas de ônibus e outros detalhes sobre a obra podem ser consultados aqui. Os mapas também já estão atualizados no aplicativo Waze, que pode auxiliar na busca de rotas alternativas para escapar do aumento do trânsito na região.

“Técnicos e engenheiros da Setran vão continuar monitorando o fluxo de veículos para sugerir possíveis ajustes, o que é normal numa obra desse porte”, explica o diretor de Planejamento e Operação da Setran, Pedro Darci da Silva Junior.

Ele reforça aos motoristas que a sinalização no entorno foi modificada, inclusive com alteração de sentido: a Avenida Nossa Senhora Aparecida passou a ter sentido único, em direção ao Campo Comprido, entre as ruas Jaime Veiga e Professor Laertes Munhoz.

O tráfego também foi alterado na Rua Major Heitor Guimarães. A via agora tem sentido único da Avenida Nossa Senhora Aparecida para a Mário Tourinho.

“O motorista que chegar no raio de um quilômetro de distância da obra já precisa redobrar a atenção para a nova sinalização e para os desvios indicados”, alerta o diretor da Setran.

Cravação das estacas
As obras da trincheira da Rua General Mário Tourinho, no ponto em que a via cruza com a Avenida Nossa Senhora Aparecida, no bairro Seminário, entraram nesta segunda-feira (23/9) em sua principal etapa.

Começaram a ser removidas as calçadas, canteiros e o pavimento para preparar o local onde serão cravadas as estacas metálicas que formarão a parede da trincheira.

As estruturas receberam tratamento no município da Lapa, foram lixadas, soldadas, pintadas e estão sendo trazidas para o canteiro da obra. Depois que todas estiverem encaixadas, terá início o processo de escavação. A previsão é de que a obra seja concluída em abril de 2020.

De acordo com o engenheiro Mario Padovani, do Departamento de Pavimentação da Secretaria Municipal de Obras Públicas e responsável pela fiscalização da construção da nova trincheira, a intervenção na região começou com a relocação de muros e acerto do alinhamento predial das áreas desapropriadas.

“Agora vamos começar a cravação das estacas e o bloqueio do tráfego era inevitável. Mas, planejamos passo a passo da obra e não queremos gerar transtornos além do que é estritamente necessário”, apontou Padovani.

A medida em que forem transcorrendo as fases da construção, também serão trazidas para a obra as vigas de concreto que serão utilizadas na estruturação da trincheira. Elas estão sendo fabricadas em Tijucas do Sul.

O andamento da obra, as opções de desvio e as linhas de ônibus que tiveram itinerários modificados temporariamente pela construção da trincheira podem ser acompanhados na página especial no site da Prefeitura e pelo endereço www.trincheiramariotourinho.com.br.