Publicidade
Brasileirão

Curitibano se torna o terceiro técnico com mais vitórias em Brasileiros

O curitibano Cuca
O curitibano Cuca (Foto: Geraldo Bubniak)

O técnico Cuca se isolou como terceiro treinador com mais vitórias em jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro na história da competição. O comandante do São Paulo chegou a 204 triunfos na competição e agora está atrás apenas de Muricy Ramalho (235) e Vanderlei Luxemburgo (333).

Cuca nasceu em Curitiba e começou a jogar no futebol amador, no Iguaçu, de Santa Felicidade. Depois, nos anos 80, fez história no Grêmio e chegou até a seleção brasileira. Terminou a carreira no Coritiba, em 1996. Como técnico, já comandou o Paraná Clube (em 2003) e o Coritiba (2005).

O treinador ultrapassou Levir Culpi (203) ao comandar o seu time nos 2 a 1 sobre o Fluminense, no último sábado, no Maracanã, e agora está a 21 vitórias de alcançar Muricy. Antes, na 11ª rodada do Brasileirão, a equipe havia goleado a Chapecoense por 4 a 0, quebrando o jejum de oito partidas sem vencer. O São Paulo chegou a 21 pontos e ocupa a quinta colocação na tabela.

Das 204 vitórias de Cuca em Brasileiros, 18 foram obtidas no comando da equipe tricolor. Em sua primeira passagem pelo clube, em 2004, o treinador conquistou 13 triunfos. Neste ano, foram mais cinco até agora pela competição nacional.

Cuca conquistou o Brasileirão em 2016, quando comandava o rival Palmeiras. Na ocasião, ele foi eleito o melhor técnico do campeonato. Agora no São Paulo, o treinador acredita que o time está na briga pelo título deste ano.

"A gente está melhorando. Não quero passar a responsabilidade de 'agora vamos lutar pelo título' porque o São Paulo sempre vai lutar pelo título. Mas tem de ratificar, ter regularidade e manter a regularidade. Se mantivermos isso, temos boas chances de lá na frente chegar em primeiro", afirmou o técnico.

O São Paulo voltará a jogar apenas no dia 10 de agosto, quando receberá o Santos, no Morumbi. A equipe terá duas semanas sem compromisso oficial porque o Athletico-PR, adversário nesta 13ª rodada do Brasileirão, viajará para disputar a Levain Cup.

Veja os dez técnicos com mais vitórias em Brasileiros:

1º Vanderlei Luxemburgo, 333

2º Muricy Ramalho, 235

3º Cuca, 204

4º Levir Culpi, 203

5º Abel Braga, 202

6º Celso Roth, 201

7º Antônio Lopes, 188

8º Emerson Leão, 182

9º Tite, 178

10º Telê Santana, 172

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES