Por mais que o cenário seja de crise no Brasil, é importante dizer que existem marcas que não estão sendo afetadas por esse momento. Mas como? Os tempos de economia conturbada são um convite à reinvenção nas empresas e uma oportunidade de revisitar suas escolhas estratégicas gerando resultados de dentro para fora. Se pararmos para pensar, o lucro de uma empresa mostra que o que ela está fazendo é útil para as pessoas. As pessoas apostam e consomem de marcas que atendem suas necessidades sem questionar. Essas necessidades variam conforme idade, fase da vida, momento familiar e também momento financeiro. Daí a importância de trazer um olhar atento a quem é esse cliente e suas necessidades, o que se está oferecendo para ele e como está comunicando essa oferta.
Num momento que não é só de crise, mas de informação, consciência e transformações culturais, é preciso estar atento à figura toda. Esse cenário começa dentro da empresa e se estende ao entorno que torna a empresa viva, ou seja, clientes, parceiros, cidade, país.
A metodologia que mais se aproxima dessa gestão de cenário interno e externo é o Branding. Ele amplia a visão e faz as perguntas certas para identificar se o posicionamento e a vantagem competitiva da empresa estão adequados às necessidades do cliente. Além disso, gera critérios para planejar e investir em comunicação institucional e promocional, apoia a criação de ações efetivas para todos os pontos de contato da marca, o que resulta em economia no marketing, comercial e RH.
Outra vantagem do Branding é que além de trazer clareza para o longo prazo – como aquela marca quer ser percebida no futuro, ele também apoia as empresas a agir no agora, desenhando as ações de curto prazo. Essas ações além de levar as marcas até o futuro desejado com consistência, podem apoiá-las a corrigir questões internas de vendas, forma de comunicar sua oferta, organizar seu portfólio de forma mais atrativa e ainda promover um diálogo interno que traga resultados.

Lidianne Hupfer é formada em Publicidade e Propaganda, especialista em História Cultural e sócia e consultora da Valente Branding, onde capitaneou projetos de branding para marcas como Vitao, Los Paleteros, Intersept e Shopping São José