Para muita gente, cultivar uma horta em casa pode ser uma verdadeira terapia, afinal, dedicar um tempinho ao plantio deixa a mente distante dos problemas. No entanto, há uma turma que vai além, capaz de transformar essa atividade em economia. O segredo é simples: plantar pequenas mudas de verduras que podem ir do vaso à mesa em pouco tempo.

“Qualquer pessoa que tenha um espaço livre (varanda, terraço, quintal, área de serviço) com incidência de sol pode se dar ao luxo de cultivar temperos, ervas medicinais e aromáticas, hortaliças e legumes frescos, todos livres de produtos químicos” revela a arquiteta Ana Souza.

Mas, para que a horta dê bons ‘frutos’, é preciso tomar alguns cuidados. O sol, por exemplo, não pode ser tão forte e deve estar presente por pelo menos quatro horas, de preferência no período da manhã. A atenção também não pode ser dispensada na hora de escolher quais alimentos serão plantados.

“Há alimentos como a hortelã que devem ser cultivados sozinhos, devido à sua grande quantidade, que pode prejudicar o crescimento de outros alimentos”, afirma Ângela Cristina Rossi, engenheira agrônoma e paisagista do Tatuapé Garden. Para que a horta dure mais, é importante regá-la diariamente, tomando cuidado para não espirrar água nas plantas. “Além disso, mesmo sendo pouco provável, pragas podem surgir. Se isso acontecer, utilize inseticidas naturais.”

Caso tenha ficado interessada no assunto, mas não tem noção de onde começar, a engenheira Ângela preparou um passo-a-passo. Basta providenciar os materiais necessários, arregaçar as mangas e esperar algumas semanas para a colheita.