Peter Illicie/Fiocruz – Vacina da Covid-19 é a grande expecttiva para 2021

O governador de São Paulo, João Doria, aceitou ontem, a parceria proposta pela Prefeitura de Curitiba, que vai adquirir doses da CoronaVac para imunização contra a Covid-19 da população da capital paranaense.

O governo de São Paulo anunciou que 4 milhões de doses da vacina desenvolvida pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan (SP) serão vendidas para outras regiões do país. Curitiba, capital do Paraná, é uma das primeiras capitais que fizeram reserva para compra da vacina.

A solicitação da compra foi feita pelo prefeito Rafael Greca. “O governador João Dória me ligou para confirmar que o Estado de São Paulo aceita a parceria com Curitiba”, afirmou Greca. A vacinação em Curitiba começará prioritariamente para profissionais de saúde.

“Se a Anvisa permitir renovo o meu interesse em adquirir esta (Coronavac) e qualquer outra vacina que for disponibilizada. Curitiba compactua ao esforço para que o Brasil tenha um amplo plano nacional de imunização da população para libertar o país o mais rápido possível desta provação”, declarou o prefeito Rafael Greca.

As tratativas de quantidades de doses ainda serão definidas pela Prefeitura Municipal de Curitiba, que vai iniciar o plano de vacinação priorizando os profissionais de saúde da cidade.

Ontem, o governo de São Paulo anunciou que deve começar a vacinação a partir de 25 de janeiro de 2021. Os resultados da eficácia da vacina devem ser divulgados ainda na primeira quinzena deste mês.

Mas, para usá-la de forma intensiva, ainda é necessária a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Além do acordo entre Curitiba e São Paulo, o governo do Estado também tem mantém contatos semelhantes com outros laboratórios, como a russa Sputnik V do Instituto Gamaleya, e um outro laboratório chinês.O governo do Estado criou em setembro um comitê para trabalhar e discutir as vacinas contra a Covid-19.

Governo vai ofertar imunizante gratuito e não obrigatório’

O presidente Jair Bolsonaro disse ontem que o governo federal vai oferecer vacina contra a Covid-19 para toda a população de forma gratuita e não obrigatória. “Havendo certificação da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] (orientações científicas e preceitos legais), o governo ofertará a vacina a todos, gratuita e não obrigatória”, escreveu em sua conta no Twitter.

Bolsonaro, que se reuniu mais cedo com o ministro da Economia, Paulo Guedes, destacou ainda que os recursos para a aquisição dos imunizantes estão garantidos.“Não faltarão recursos para que todos sejam atendidos”.

Mais cedo,em SãoPaulo, o voce-presidente Hamilton Mourão disse que espera que 150 milhões de brasileiros sejma vacinadas até o fim de 2021.

O Ministério da Saúde tem acordo para a compra de doses produzidas pela farmacêutica britânica AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, incluindo um pacto de transferência de tecnologia e produção local da vacina pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Capital registra recorde de casos ativos na pandemia

Curitiba registrou, 1.443 novos casos de Covid-19 e 11 óbitos de moradores da cidade infectados pelo novo coronavírus, conforme boletim da Secretaria Municipal da Saúde. Todos os óbitos ocorreram nas últimas 48 horas. Já o número de casos ativos bateu recorde, chegando a 14.616. Foi a primeira vez que os casos ativos passaram de 14 mil desde o início da pandemia.

As novas vítimas são seis homens e cinco mulheres, com idades entre 48 e 96 anos. Apenas um dos pacientes não apresentava fator de risco para complicações da doença. Até agora são 1.851 mortes na cidade provocadas pela doença neste período de pandemia. O total de casos foi a 88.493.

Paraná — A Secretaria de Estado da Saúde divulgou ontem mais 1.465 diagnósticos confirmados e 38 mortes em decorrência da Covid-19. O boletim registra também 1.241 casos retroativos do período entre 25 de junho e 05 de dezembro, que estavam com investigação em aberto, foram encerrados como casos confirmados e computados no sistema. Os dados acumulados do monitoramento da doença, desde o início da pandemia, mostram que o Paraná soma 301.458 casos e 6.414 mortos pela doença.

Brasil — As mortes em consequência do novo coronavírus atingiram 177.317 ontem no País. Desde o boletim deste domingo foram registradas 376 novas mortes. Ainda há 2.196 falecimentos em investigação, dados relativos a ontem. O número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus desde o início da pandemia atingiu 6.623.911. Ontem foram mais 20.371 novos diagnósticos positivos.

Municípios da RMC não vão seguir a Capital quanto ao fechamento de domingo

Josianne Ritz

Os municípios da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec) decidiram que que não vão fechar o comércio aos domingos como acontece em Curitiba desde o decreto de sexta-feira passada, com medidas contra a nova onda de Covid-19.. A decisão foi tomada em reunião ontem que também unificou as demais medidas na Grande Curitiba. Ou seja, regras que valem em Curitiba, como bares, cinemas, museus e cinemas e fechados e liberação de eventos somente com até 10 pessoas, também abrangem as outras 28 cidades da região.

O presidente da Assomec e prefeito de Fazenda Rio Grande, Marcio Wozniack, espera que as medidas consigam reduzir o número de contaminados pelo coronavírus e desafogar o sistema de saúde da Região Metropolitana de Curitiba: “Esperamos que as medidas sejam suficientes e contamos com o apoio da população”

Interditados — Uma força-tarefa com equipes da Prefeitura e Governo do Estado está agindo em locais de aglomeração na cidade e no comércio de todos os bairros. Desde a quarta-feira até a noite de domingo foram feitas 138 fiscalizações e inspeções em estabelecimentos de diferentes regiões da cidade.

Durante abordagens da Aifu Covid-19 (Ação Integrada de Fiscalização Urbana), 78 estabelecimentos em vários bairros foram vistoriados, em operações realizadas de dia e a noite. Durante as incursões, 19 estabelecimentos foram interditados.

Isolamento social registra alta depois de decreto que proíbe circulação

O índice de isolamento social ultrapassou 50% pela primeira vez desde agosto no Paraná. Foi no domingo passado, em reflexo das medidas adotadas pelo Governo do Estado e pelas prefeituras para controlar a circulação do novo coronavírus. Segundo o In Loco, empresa que utiliza dados anônimos de localização, o Paraná atingiu 56% de isolamento, terceiro melhor índice do País, atrás apenas de Santa Catarina e Acre. No sábado, o número foi de 42,6%.A média do Brasil no domingo foi de 49,1% – apenas sete estados ultrapassaram 50% de isolamento social. A última vez que o Paraná atingiu mais da metade da população em casa foi em 16 de agosto, há três meses e meio, com 53,8%.

O auge do isolamento social no Estado aconteceu em 22 de março, no domingo que sucedeu as primeiras medidas de controle de circulação, com 65,5%. Desde então o isolamento caiu paulatinamente até chegar a 42,2% no dia 15 de novembro, data das eleições de Primeiro Turno e feriado da Proclamação da República. Os domingos costumam ser os melhores índices da semana.

O Governo do Estado ampliou na semana passada as medidas restritivas para evitar a propagação da Covid-19 e conter o aumento das infecções no Paraná. O decreto proíbe confraternizações e eventos presenciais que causem aglomerações com grupos de mais de 10 pessoas, e a comercialização e consumo em vias e espaços públicos de bebidas alcoólicas das 23 horas às 5 horas.