Divulgação – Lojas do Shopping Estação participam da campanha

Empreendimentos comerciais de Curitiba aderiram à campanha Semana Brasil, lançada na terça-feira pelo governo federal como forma de estimular as vendas e o consumo. A campanha quer aproveitar o mês de setembro que normalmente tem vendas mais baixas para estimular o comércio, que vai ofertar descontos. No caso de Curitiba, os preços de determinados produtos podem ficar até 80% mais em conta na campanha.
Sem uma data comemorativa específica para o varejo em setembro, a Semana do Brasil — que vem sendo chamada de “Black Friday brasileira” — é a grande aposta dos 27 shoppings centers administrados pela brMalls (em Curitiba o Estação e Curitiba) para aquecer as vendas no mês. Entre os dias 6 e 15, mais de mil lojas vão oferecer descontos que podem chegar a 80%.
A semana promocional também é o primeiro período dedicado ao varejo após a liberação do abono do PIS/PASEP, que começou em julho e deve lançar cerca de R$ 21 bilhões no mercado brasileiro até junho de 2020.
Na Capital, vários empreendimentos anunciaram participação na Semana Brasil — são shoppings, lojas, grandes redes de magazine e eletroeletrônicos oferecendo descontos a partir de amanhã.
No Shopping Curitiba as opções de compras podem passar dos 50% de desconto. No Estação, o desconto pode chegar a 73% em determinados produtos. As lojas participantes da campanha estarão adesivadas, em ambos os shoppings.
Todos os empreendimentos do Grupo Tacla Shopping apoiam a Semana do Brasil. Palladium Curitiba, Ventura Shopping e Jockey Plaza na capital paranaense; Catuaí Palladium, em Foz do Iguaçu e Palladium Ponta Grossa, no interior do Paraná; Itajaí Shopping e Porto Belo Outlet Premium em Santa Catarina; e Shopping Cidade Sorocaba, no interior de São Paulo.
Outra que divulgou participação foram as Óticas Diniz, com descontos de até 70% em produtos nas suas mais de 1.000 unidades no país.

Recuperação de crédito dos curitibanos sobe mais que a inadimplência
No acumulado do ano, a recuperação de crédito dos curitibanos foi de 10,1% (ou seja, as pessoas com nome excluídos da lista de devedores).Os dados dos indicadores econômicos de julho revelam ainda 1,8% de aumento de inadimplência comparado ao mês anterior e 3% na recuperação de crédito, no mesmo período. de acordo com dados da Boa Vista, representada no Paraná com exclusividade pela Associação Comercial do Paraná (ACP).
Em 2019 (até julho, na comparação com o mesmo período de 2018), nas principais cidades do Paraná, houve um aumento do indicador de registros de inadimplentes, o que reflete o crescimento dos empréstimos na região.
Segundo a análise da Boa Vista com ACP, esse cenário demonstra estar em curso uma retomada mais acelerada dos empréstimos na região quando comparada à média do país, onde o indicador de registros ainda apresenta queda. A redução dos juros também favorece a renegociação de dívidas atrasadas, o que colabora para o aumento do indicador de recuperação, que também cresce mais no Paraná quando comparado ao restante do país.